Cabo verde participa na Expo 2023 Doha – Qatar 

22/01/2024 00:03 - Modificado em 22/01/2024 00:03

É importante notar que a Expo Qatar 2023, que tem como tema “Deserto Verde, Melhor Ambiente”, permanecerá aberta até o dia 28 de março de 2024.

Cabo Verde marca sua presença na Expo 2023 Doha, Qatar, sob o lema “Green is the Way, Blue is the Destiny” (“Verde é o Caminho, Azul é o Destino”), refletindo a sua identidade e aspirações, conforme comunicado. Este evento também visa fortalecer as relações de Cabo Verde com a região do Médio Oriente.

De acordo com o Governo de Cabo Verde, o tema escolhido celebra a rica herança agrícola do país, destacando a importância da terra na formação de sua história e cultura. Paralelamente, prosseguiu, enfatiza a profunda conexão com o oceano, simbolizando o aproveitamento do vasto território marítimo de Cabo Verde como impulsionador da diversificação econômica e como elemento chave para uma integração mais efetiva e benéfica na região e no mundo. “Este enfoque alinha-se com o compromisso de Cabo Verde com o desenvolvimento sustentável”. 

O subtema da participação de Cabo Verde enfoca a transição para uma agricultura moderna, resiliente e sustentável, adaptada às mudanças climáticas. “Esta abordagem destaca a interligação entre a agricultura e a cultura do país, explorando como a terra moldou o povo cabo-verdiano e como as práticas agrícolas influenciaram a criação da rica cultura crioula”, pode-se ler ainda no comunicado. 

O pavilhão de Cabo Verde, já finalizado e aberto na Expo 2023 Doha – Qatar, oferece aos visitantes uma visão abrangente da realidade do país. Destacando sua localização geoestratégica, o pavilhão apresenta as múltiplas oportunidades de lazer e investimento em Cabo Verde. 

Foco especial é dado aos setores estratégicos como o turismo, economia azul, energias renováveis, transportes e economia digital. Um dos destaques do pavilhão é seu jardim, localizado em uma área externa. 

Este espaço é dividido em zonas, representando, cada uma, diferentes ambientes paisagísticos encontrados no arquipélago com realce a zona de policultura de milho e feijões, abordagem tipicamente cabo-verdiana. As zonas são delimitadas por barreiras vivas compostas de aloé vera e calhaus, dispostas em um desenho orgânico que evoca as ondas do mar, refletindo a ligação do país com o oceano. 

A participação de Cabo Verde está enquadrada na Resolução 64/2023 do Governo de Cabo Verde, que instituiu o Comissariado Nacional da Expo Qatar 2023, que é liderado pelo Comissário-Geral é coadjuvado pelo Comissário-geral Adjunto e pelo Diretor de Jardim. 

A participação de Cabo Verde na Expo 2023 é uma estratégia do Governo para promover o país no Qatar e na região do Médio Oriente, principalmente como um destino atraente para investimentos e turismo. 

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.