Jovem fica cego por se alimentar à base de batatas fritas

3/09/2019 20:35 - Modificado em 3/09/2019 20:35

Caso foi revelado num estudo publicado pelo Colégio Americano de Médicos.

Os problemas de saúde – como os cardiovasculares e a obesidade – que uma má alimentação causa já são conhecidos, mas um estudo agora publicado pelo Colégio Americano de Médicos revela que um jovem ficou cego aos 17 anos após fazer uma alimentação à base de batatas fritas.

O adolescente, natural de Bristol, no Reino Unido, foi acompanhado aos 14 anos por queixas de “cansaço”. Foi-lhe diagnosticada uma deficiência de vitamina B12, conta a BBC, e foram-lhe ‘prescritos’ suplementos. Não o cumpriu nem melhorou a sua dieta.

Com 15 anos, começou a perder a visão e a audição e, aos 17, os médicos descobriram danos no nervo ótico. Era já considerado “legalmente cego”. 

Desde que saiu da escola primária, o jovem comia apenas batatas fritas, Pringles e pão branco e, ocasionalmente, uma fatia de fiambre ou uma salsicha.

“Ele explicou que tinha uma aversão a certas texturas de comida que ele não tolerava e as batatas eram o único tipo de comida que ele queria e sentia que podia comer”, revelou Denize Atan, médica que tratou o jovem, à BBC.

“[O adolescente] tem pontos de cegueira mesmo no meio da sua visão. Isto significa que ele não pode conduzir e que lhe vai ser muito complicado ler, ver televisão ou distinguir caras. Não pode andar sozinho porque não tem visão periférica”, acrescentou. 

O jovem, agora com 19 anos, concordou que o seu caso fosse conhecido para que se chame a atenção para estas questões.

Por Notícias ao Minuto

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2019: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.