Bebé nasce com apenas uma perna e sem sexo

31/08/2019 21:46 - Modificado em 31/08/2019 21:46

Uma adolescente de 13 anos deu à luz ontem, na maternidade do Hospital Municipal do Soyo, província do Zaire, um bebé com apenas uma perna, com dez dedos, que veio a falecer momentos depois de ter nascido, constatou o Jornal de Angola, na região.

Foto: DR

O bebé nasceu com os dois membros inferiores juntos, tecnicamente identificado como “cauda de peixe”, sem os órgãos reprodutores que permitam a distinção de sexo, bem como a ausência de ânus.


A puérpera, identificada por Felismina Francisco Isabel, que ainda mora com os pais, deu à luz sem dificuldades e goza de boa saúde, apesar de ainda se encontrar sob observação médica.


O médico gineco-obstetra do Hospital Municipal do Soyo, Bakodir Sabirov, que acompanhou a adolescente, disse ao Jornal de Angola que o trabalho de parto correu com normalidade, apesar de a criança nascer com malformação congénita.


“O parto correu bem, apesar de nascer com apenas uma perna ou seja, dois membros inferiores juntos, o que nós chamamos de cauda de peixe, cujas causas podem ser várias, tais como a ingestão de medicamentos contra-indicados para gestantes ou infecções diversas na mãe”, explicou.


De acordo com Bakodir Sabirov, a falta de consultas pré-natais durante a gestação dificulta a detecção das anormalidades que eventualmente acometem o feto na fase da concepção.


Felismina Francisco Isabel, que manifestava tristeza, disse ao Jornal de Angola ter frequentado as consultas pré-natais, por duas vezes apenas, mas que até ao último momento da gravidez o feto evidenciava movimentos normais. “Eu cheguei a fazer a consulta pré-natal por duas vezes apenas, não sei o que aconteceu. O bebé, antes do parto, foi mexendo normalmente até que saiu”, explicou.

Por Jornal de Angola

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2019: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.