Biosfera 1 e parceiros desenvolvem campanha de limpeza das praias de Norte de Baía a Praia Grande e pedem apoio dos mindelenses

28/08/2019 23:35 - Modificado em 28/08/2019 23:35

Na sequência da denúncia da “matança de tartarugas marinhas” por cães vadios, diversos parceiros públicos e privados com responsabilidade na conservação do ambiente, realizam no próximo sábado, 31 de agosto, uma campanha de limpeza no litoral, abrangendo as praias de Norte de Baía a Praia Grande, onde se tem registado o maior número de casos do género.

O ataque de cães vadios às tartarugas marinhas em São Vicente, fez com que instituições da ilha, definissem um conjunto de estratégias para pôr cobro a esta situação, sendo que uma delas passa pela limpeza de algumas das praias mais afetadas.

Neste sentido a Biosfera 1, juntamente com os parceiros, decidiram fortalecer fiscalização e levar a cabo uma campanha de limpeza nas praias onde mais se tem registado ataques de cães a tartarugas. Com o intuito de retirar o máximo de lixo possível, pois o odor proveniente desse mesmo lixo é que atrai os cães, os parceiros avançam para a limpeza das praias de Norte de Baía a Praia Grande. 

“Quem quiser participar é só deslocar até ao local porque teremos sacos de lixos que depois de utilizados serão colocados à beira da estrada para que a Câmara Municipal possa recolhê-los” repto lançado aos mindelenses pela Biosfera 1 na sua página oficial, apontando que a campanha de limpeza terá início às 09 horas.

A população de tartarugas marinhas ‘Caretta caretta’ de Cabo Verde é a terceira maior do mundo, sendo apenas ultrapassada pelas populações na Florida (Estados Unidos) e em Omã (Golfo Pérsico).

De realçar que à apresentação da campanha de 2019 de conservação das tartarugas em São Vicente, arrancou na passada quinta-feira, 01 de agosto, na maior parte das praias da ilha de São Vicente, numa parceria entre o Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas (INDP) e a Associação Ponta d´Pom.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2019: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.