São Vicente: Irmãos Capuchinhos inauguram centro de acolhimento de mulheres com síndrome de down

16/01/2024 15:23 - Modificado em 16/01/2024 15:23
@Inforpress

Os Irmãos Capuchinhos inauguraram na zona de Chã de Alecrim, em São Vicente, um centro de acolhimento de mulheres com síndrome de down, que doravante vai acolher 16 jovens para formação em costura, culinária e outras actividades.

De acordo com o responsável dos Irmãos Capuchinhos em Cabo Verde, frei Matias Tavares Silva o projecto nomeado de “Casa Santa Clara” é fruto de uma ideia que surgiu há quase 30 anos de religiosos da zona de chã de Alecrim que, preocupados com a situação de meninas desprotegidas e vulneráveis, abriram um pequeno centro de acolhimento e formação sobretudo na área da culinária e costura.

Segundo frei Matias, os Capuchinhos levaram o projecto adiante, mas só viriam a perceber a exiguidade do espaço em 202, com o surgimento da pandemia da covid-19 em que as meninas tiveram que regressar às suas casas.

“Surgiu essa ideia de fazermos um centro maior e foi então que o frei Silvino lançou uma campanha para construir este centro. Actualmente vai acolher jovens meninas diariamente para dinâmicas, formação, informática, postura e vamos continuar com as formações de culinária e costura”, adiantou a mesma fonte, realçando que ainda faltam alguns equipamentos para apetrechar a casa de acolhimento.

A Casa Santa Clara é também um espaço que pode ser acedido através de rampas de acesso para quem tem necessidades especiais.

Para edificar este projecto, os Irmãos Capuchinhos contaram com a parceria da Câmara Municipal de São Vicente, de empresários e pessoas anónimas e ainda de associações na Itália e nos Estados Unidos da América.

Inforpress/Fim

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.