Cães atacam tartarugas nas praias de São Vicente

9/08/2019 00:50 - Modificado em 9/08/2019 00:50
| Comentários fechados em Cães atacam tartarugas nas praias de São Vicente

A Biosfera Cabo Verde, em virtude dos ataques sucessivos de cães às tartarugas nas praias de São Vicente, através da sua página do Facebook, alerta as autoridades competentes para a ameaça à sobrevivência da espécie.

O ataque de cães às tartarugas nas praias de São Vicente, principalmente na Praia Grande, que tem a maior taxa de desova de tartarugas, tem sido um tema recorrente e que tem despoletado o descontentamento de muitos mindelenses que querem ver a situação resolvida, para o bem desta espécie em Cabo Verde.

“A Associação Ponta D`Pom tem feito um magnífico trabalho de patrulha das praias de São Vicente e tem notado que os cães constituem uma grande ameaça à sobrevivência dessa espécie. Chamámos a atenção das autoridades e donos desses cães que prendem os seus animais nessa época” escreve a Biosfera.

Também a Mindelvet, na sua página do Facebook, numa publicação feita recentemente, deu conta da entrada de uma tartaruga marinha ‘Caretta caretta’ nas suas instalações vítima de um ataque de cães na Praia Grande quando ia desovar, mas que viria posteriormente a falecer devido aos graves ferimentos.

Enquanto isto a Mindelvet levantou a questão da necessidade de um Centro de Recuperação para Animais Marinhos (CRAM) “para se poder fazer um trabalho sério e ao mesmo tempo de investigação e ensino” numa área que considera ser fascinante.

A população de tartarugas marinhas ‘Caretta caretta’ de Cabo Verde é a terceira maior do mundo, sendo apenas ultrapassada pelas populações na Florida (Estados Unidos) e em Omã (Golfo Pérsico).

De realçar que à apresentação da campanha de 2019 de conservação das tartarugas em São Vicente, arrancou na passada quinta-feira, 01 de Agosto, na maior parte das praias da ilha de São Vicente, numa parceria entre o Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas (INDP) e a Associação Ponta d´Pom.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2019: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.