São Vicente: Campanha de proteção das tartarugas marinhas arranca esta quinta-feira

1/08/2019 00:09 - Modificado em 1/08/2019 00:09

A apresentação dos resultados da campanha de 2018 de proteção das tartarugas marinhas em São Vicente, foi realizado nesta quarta-feira, 31, no Mindelo, onde procedeu-se também à apresentação da campanha de 2019 que arranca nesta quinta-feira.

De acordo com Sandra Correia, bióloga do INDP, registou-se um número recorde de 1300 ninhos e 3 mil saídas de tartarugas, numa campanha que se prolongou até final de outubro, em vez de setembro como habitualmente.

Por sua vez, o presidente da Associação Ponta d´Pom, Albertino Gonçalves, regozijou-se também pelo aumento do número de voluntários e pelo enorme envolvimento da sociedade civil, o que se traduziu na redução de denúncias de caça e de animais abatidos, antevendo resultados ainda melhores para a campanha de 2019.

Durante a apresentação foi ainda revelada que a campanha de conservação das tartarugas marinhas 2019, deve arrancar esta quinta-feira, 01 de agosto, na maior parte das praias da ilha de São Vicente, numa parceria entre o Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas (INDP) e a Associação Ponta d´Pom, isto apesar do financiamento da campanha, a cargo da Direção Nacional do Ambiente – 400 contos,  “já estar garantida”, ainda não se encontra disponível.

Entretanto a Biosfera I, deixou um alerta pela situação por que passam as tartarugas marinhas na Praia Grande, em São Vicente, por ser uma das mais procuradas da ilha de São Vicente e que tem a maior taxa de desova de tartarugas.

“É visitada durante todo o final de semana por pessoas que querem descansar e aproveitar um dia de praia e sol e também agraciar com a visita de uma tartaruga à praia para a desova. É fundamental que estas pessoas tenham em mente aspetos muito importantes a serem rigorosamente seguidos (isto também se aplica às outras praias de desova na ilha) ” escreveu a Biosfera I na sua página do Facebook.

A população de tartarugas marinhas ‘Caretta caretta’ de Cabo Verde é a terceira maior do mundo, sendo apenas ultrapassada pelas populações na Florida (Estados Unidos) e em Omã (Golfo Pérsico).

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2019: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.