Covardia, Sokols2017. Sinto-me usado

20/07/2019 14:20 - Modificado em 20/07/2019 14:20

Eu confiei na liderança dos Sokols 2017. Eu saí à rua no dia 5 de julho. Eu pedi a demissão do Governo no dia 5 de julho. Eu vesti a camisola e disse basta. O Governo veio cá dar-me o peito à bala, e eu fui lá desferir umas boas baladas. Onde estavas Sokol2017, para me apoiar na minha luta? Eu que te apoie a 5 de julho, dando a cara a muita coisa, que hoje talvez, não sei se justamente.

Romario Cruz

Como “mucin de soncente” que sou, também estou preocupado com os destinos da ilha. Também eu estou à procura de emprego digno e bem remunerado, também desejo a dinâmica económica prometida e a acontecer, também espero o aeroporto de São Vicente a funcionar a 100% e soluções de transportes aéreos e marítimos justas, com qualidade, segurança e regularidade. Quero o Monte Cara a brilhar com todo o seu esplendor. É o que me foi prometido, no que confiei e é, efetivamente, o que espero e exijo que o governo cumpra.

Ora bem, confiei na liderança da manifestação de 5 de julho, que me prometeu olhar por São Vicente, defender São Vicente e os meus interesses e reivindicar às instituições próprias, mais concretamente, ao Governo, as políticas de desenvolvimento prometidas.

Tal o meu espanto, envolto a um sentimento de defraudado, quando constatei que quase todo o contingente governativo esteve ontem reunido em São Vicente, das 15h até as 19:30h, no que interpretei ser um literal “Peito à Bala”, num vasto auditório, para se comunicar com os sanvicentinos.

Da Sokols2017, “nem fumo nem mandod”.

Onde estavam o Salvador Mascarenhas e a Rosário Luz, que me convenceram que este governo não está a trabalhar para São Vicente, que não existem respostas às necessidades da ilha e que as promessas não estão a ser cumpridas? Onde estavam eles, para dar força ao meu apelo por São Vicente, para ouvir com atenção as respostas do governo e propor melhorias, alternativas ou repudiar as respostas dadas?

Afinal arranca no dia 15 de agosto a atividade da nova empresa criada para ligar as ilhas com previsibilidade e regularidade, que segundo o governo, pela voz do primeiro ministro, é o inicio de uma nova era na ligação das ilhas, que conta com a união de praticamente todos os operadores marítimos de Cabo Verde.

Afinal os TACV foram privatizados há dois meses atrás um cancro que custava a cada Cabo-verdiano uma “pipa de massa”, uma das grandes razões do nosso custo de vida ser tão elevado, diminuía a nossa capacidade de investirmos onde é necessário e criar emprego e crescimento económico.

Afinal a prometida escola do mar, toma forma hoje em conselho de ministros a acontecer em São Vicente, com a aprovação da legislação que cria o campus do mar que comporta uma universidade, uma escola técnica profissional e o instituto de investigação do mar. Todos em São Vicente.

Afinal, nas palavras do Governo, perspetivam-se mais de seiscentos postos de trabalhos direto e mais de mil indiretos, com a construção de várias unidades hoteleiras em S.V., algumas de referência internacional. Desconfiado, indaguei ao Governo: Mais promessas sem concretização? Nós Mindelenses estamos fartos!”  O Primeiro Ministro respondeu-me que duas delas já estão em construção, à vista de todos, em frente à Avenida Marginal. Em abono da verdade, confesso que já vi as construções.

Em abono da verdade, confesso que 2 meses é pouco tempo para resolver todas as questões dos TACV, e que só a privatização dos TACV é um feito em si mesmo, tanto prometido e nunca anteriormente cumprido. Pensando por mim próprio, devo dizer que dois meses, efetivamente, não chegam para um equilíbrio necessário entre as demandas da população e as obrigações de uma empresa recém resgatada. 

Sairei sempre à rua pela minha linda, Rainha, ilha. Nunca mais com os Sokols, pois que me cheirou a oportunismo e circunstancialismo. Sinto-me usado.

ROMARIO CRUZ

  1. Francisco Andrade

    Meu caro amigo mindelense.
    Essa reunião que houve em Mindelo, foi para enganar os mindelense visto que estamos na pré época de campanha eleitoral.
    E detalhe : se o governo realizartodas estas obras, não fez mais do que a sua obrigação, que co o falou e bem o Ulisses Correia:
    Iria honrar os compromissos.
    A ver vamos.
    POIS QUE O GOVERNO DESVIOU OS VOOS DA CABO VERDE AIR LINES PARA A PRAIA..NAO SE ESQUECA DOS PRECOS PRATICADOS, EM QUE PRAIA LISBOA, E VICE VERSA CUSTA 334 EUROSE MINDELO -LISBOA CUSTA 612 EUROS.
    O HUB MARITIMO FOI DESLOCADO DO MINDELO PARA A PRAIA
    OCAMPUS UNIVERSITÁRIO FOI DESVIADO A BELO PRAZERDO GOVERNO ANTERIOR.
    A ESCOLA DE HOTELARIA E TURISMO DOSAL, FOI DESLOCADOPARAA PRAIA.
    SO NAO FOI DESLOCADO PARA A PRAIA, O MONTE CARA..VIU..

  2. pedro barbosa

    o que kess dobe pa falah asneira. Ba ta esperah pa cumprimento de promessas. Ja dzebe ondeh quell dinher estah. Olavo dze ques tem dinher pa chchu. Jam arranjobe um pouco?

  3. Silvério Marques

    Há que fazer um referendo em S.Vicente e talvez em Santo Antão e S.Nicolau. Querem ou não Cabo Verde assim como é hoje. Eu votaria autonomia de S. Vicente. Que fique com as suas receitas e faça as suas despesas. No referente a SHEL e ENACOL só teriam o consumo de S.Vicente. Mas, com autonomia todas elas viriam para Santiago. Imaginem o Porto Grande a receber mercadorias para alimentar 110.000 habitantes ( incluindo Santo Antão e S. Nicolau ).

  4. Domingas Benta

    Quatro anos de governo e apenas a asfaltagem de uma estrada que já existia e estás chateado é com o SOKOL!!!???

  5. Neves

    Tiveste o teu momento de gloria ou foste usado.

  6. Kelvin da Luz

    Logo tu João Brito Boss??? És o que mesmo? paicv, mpd, ucid, pp, sokols, unita, mpla, gongon… sei la. Tu ja foste de todos os partidos, és uma maria vai com todas, basta o vento soprar a teu favor tu alinhas. infiltrado foste tu durante montes de anos, artista de meia tigela que fez duas pinturas com acrilico e auto intitula-se artista. cresce rapazinho. cuida da tua mulher e dos teus filhos. Este jovem tem todo direito de falar o que lhe vem a alma como tu tens. Ele sentiu-se enganado e diz. diferente de tu que ja lambeste o cu a todos os partidos.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2020: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.