Os Mandingas” de Ribeira Bote com “assaltos” mais animados em 2024 C/Vídeo

7/01/2024 21:10 - Modificado em 7/01/2024 23:40

Os mandingas da Ribeira Bote, que anualmente animam as tardes de domingo que antecedem o dia de Carnaval de São Vicente e que fazem a “abertura da época carnavalesca” de São Vicente, fizeram o seu primeiro desfile deste ano de 2024 pelos bairros da ilha,  este domingo 07 janeiro.

No primeiro de seis desfiles antes do carnaval, agendado para o dia 13 de fevereiro, os mandingas prometem assaltos mais animados, tamanha é a vontade de brincar a festa da fantasia e com eles milhares de pessoas que os seguem durante os trajecto estabelecidos semanalmente, algo tem acontecido com frequência nos últimos anos.

Os Mandingas de São Vicente não são um fenómeno recente, com maior expansão nos últimos anos, liderado pelos Mandingas da Ribeira Bote, o grupo que movimenta mais gente cuja sede funciona na “Ilha de Madeira”, como sempre dividiram, neste domingo, o primeiro desfile do ano. Trajados como sempre os saiotes e as caras negras, que misturaram no mesmo espaço gente de todas as classes e também idades, para juntos divertirem-se.

E todos já  estão “alinhados” e preparados para as “domingadas” de Mandingas, sob o som da batucada e dos “R´bera bote é sab”, entre outras músicas, sensíveis a certos ouvidos, que de ano para ano estão presentes, bem como novas invenções.

A criatividade do povo é desconcertante, na altura de improvisar músicas de carnaval. Pelas ruas já se vê as tradicionais T-Shirt com o “100% Mandinga”, demonstrando que estão atentos e que como sempre, é para se divertir.

“Os mandingas saem à rua, mas não é fácil, temos que ter algum investimento e estamos à procura deste”, explica Nilton Rodrigues.

Em relação ao itinerário que vão seguir semanalmente, a organização, rejeita divulgar a rota e que somente a Polícia Nacional vai ter acesso às trajetórias que farão a cada domingo, com horário estipulado para arrancar às 14 horas e terminar antes do anoitecer.

O Corpo de Intervenção da Polícia todos os anos costuma acompanhar essas manifestações para garantir a segurança e evitar que haja crimes ou perturbações durante o cortejo.

Para garantir a segurança e um bom funcionamento desta manifestação que nos últimos anos tem-se tornado tradição na ilha, a Polícia Nacional e os grupos têm vindo a trabalhar em conjunto, com o objetivo de evitar que haja distúrbios que perturbem o bom funcionamento desta manifestação.

Para evitar que isso aconteça, a polícia vai estar presente todos os domingos para zelar pela segurança dos cidadãos que assistem ao desfile.

O Carnaval está agendado para o dia 13 fevereiro.

EC

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.