“Grandes” reservas de petróleo encontradas no Senegal reacendem a esperança de haver petróleo em Cabo Verde

5/06/2019 01:13 - Modificado em 5/06/2019 01:14
António Lobo de Pina – Investigador Foto: Inforpress

O investigador cabo-verdiano António Lobo de Pina, trouxe, de novo, para debate a questão da existência de petróleo na zona económica exclusiva  de Cabo Verde , ao  afirmar que “as grandes reservas de petróleo encontradas no Senegal são um bom prenúncio para Cabo Verde, que tem fronteiras marítimas com aquele país. Mas defende que “São os estudos que nos podem dizer se há ou não petróleo nas águas territoriais cabo-verdianas”.

Por isso defende que Cabo Verde preciso mandar fazer um estudo. Instado se o país podia fazer tais estudos, Lobo de Pina respondeu nesses termos: “Por que não? Entendo que sim entendo que a gente só diz não quando realizar estudos. Se tivermos um estudo podemos afirmar quais são as potencialidades ou não”.

O investigador fez estas declarações ao ser abordado, à margem da VIII Reunião Ministerial Sub-regional do Comité de Ligação sobre o Limite Exterior da Plataforma Continental para além dos 200 milhas náuticas, em relação a uma eventual hipótese da existência de petróleo nas águas de Cabo Verde.

  1. José Maria Almeida

    Eu prefiro tão somente a chuva nos meses de Julho, Agosto e Setembro de cada ano, aos sábados e domingos. É uma benção se não descobrirmos nem petróleo, nem ouro, nem diamante, etc.

  2. Carlos Drummond

    A maior maldição que pode atingir um País do terceiro Mundo é ter reservas de petróleo. Infelizmente é uma verdade quase que incontestável. As excepções podem ser contadas nos dedos de uma mão.
    Os ricos e as elites gravitando à sua volta tornar-se-ão cada vez mais ricas e as massas pobres tornar-se-ão cada vez mais pobres. Os cleptocratas, uma verdadeira pragas dos países terceiromundistas, Cabo Verde infelizmente não é uma exceção, aumentarão na razão directa das riquezas geradas por estas reservas de petróleo.
    E a independência política e econômica, mais do que uma miragem nesses países do Terceiro Mundo, desaparece por completo tornando esses Estados marionetes das multinacionais e das grandes potências mundiais.
    Que Deus nos proteja contra essa maldição, contra essa praga, que é ter no nosso subsolo jazigos de petróleo.
    Conforme canta o compositor Manuel de Novas numa das suas mornas ” no cá tem pitrol má nô tem esse paz de Deus”.

  3. Valterdaluz

    Emdjor no fka knos grogue mnis.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2020: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.