PGR organiza Formação sobre Violência Baseada no Género em parceria com o ICIEG e o PNUD

14/05/2019 14:13 - Modificado em 14/05/2019 14:13
Rosana Almeida – Presidente do ICIEG

A Procuradoria-Geral da República de Cabo Verde (PGR) organiza, em parceria com o Instituto Cabo-verdiano para Igualdade e Equidade do Género (ICIEG) e com o financiamento do PNUD, uma ação de Formação sobre a Violência Baseada no Género, que terá lugar na cidade da Praia, nos dias 15 e 16 de maio.

De acordo com a PGR, a formação destina-se aos magistrados do Ministério Público de Cabo Verde e será ministrada por especialistas e peritos nacionais, e contará com a participação de magistrados do Ministério Público e judiciais, efetivos da Polícia Nacional e da Polícia Judiciária, bem como de técnicos do ICCA, do ICIEG, dos Serviços de Reinserção Social e de outras instituições nacionais que lidam com essa problemática.

A Cerimónia de Abertura nesta quarta-feira, dia 15 de maio, será presidida pelo Procurador-Geral da República de Cabo Verde, Óscar Silva Tavares.

A presidente do ICIEG, Rosana Almeida, diz ainda que apesar do país estar a registar ganhos em matéria de Violência Baseada no Género (VBG), a instituição precisa continuar a manter o foco nos grandes desafios que tem pela frente.

Dentro das ações de formação, haverá uma acção formativa dirigida aos agentes da Polícia que fazem atendimento de casos deste género. “É este front-office que é fundamental”, destacou a presidente do ICIEG, citada pela Inforpress. Esta considera ainda, “atacar” o foco numa outra vertente, que é trabalhar a violência no namoro. Ou seja é preciso trabalhar com as camadas mais jovens se quisermos mudar o cenário.

O ICIEG já tem pronto o terceiro Plano de Igualdade de Género, assim como o Plano Nacional de Combate à Violência Baseada no Género e o Relatório para a Eliminação de Toda a Violência Contra Mulheres e Meninas, este último, será apresentado brevemente em Genéve, Suíça.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2019: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.