Ulisses Correia e Silva reeleito presidente do MpD com expressiva vitória

17/04/2023 16:26 - Modificado em 17/04/2023 16:26

O presidente do Movimento para a Democracia (MpD), Ulisses Correia e Silva, foi reeleito para liderar o partido com mais de 90% dos votos, segundo resultado provisório anunciado pelo Gabinete de Apoio ao processo eleitoral. A abstenção foi alta,segundo Orlando Dias que classificou a vitória como de “aritmética”.

Ulisses Correia e Silva permanecerá como líder do MpD após uma expressiva vitória nas eleições do partido. De acordo com o resultado provisório anunciado pelo Gabinete de Apoio ao processo eleitoral, ele obteve mais de 90% dos votos. A alta taxa de abstenção, de cerca de 80%, foi destacada por Orlando Dias, que classificou a vitória como de aritmética.

“Segundo dados que temos, como relativamente certos, mobilizaram a volta de pouco mais de 20% dos militantes. Isto é de fato quem ganhou as eleições foi a abstenção”, disse Orlando Dias.

Segundo a rádio pública, o presidente do Gabinete de Apoio ao Processo Eleitoral, Silvano Barros, elogiou a participação expressiva dos militantes tanto no país quanto na diáspora e afirmou que não houve “ocorrências relevantes” que pudessem prejudicar o processo eleitoral. O mesmo recomendou “a união e contenção” para preservar a imagem do partido.

Barros afirmou que qualquer reclamação apresentada na mesa de votação deveria ser respondida pelo presidente da mesa, e se a pessoa não concordasse com a resposta, ela poderia recorrer ao conselho de jurisdição.

Além da eleição para presidente do MpD, os delegados para a XIII Convenção Nacional foram escolhidos durante as eleições de domingo. A convenção está agendada para acontecer de 26 a 28 de Maio.

Ulisses Correia e Silva foi reeleito presidente do MpD em 09 de Fevereiro de 2020 com 99% dos votos, liderando então a única lista que se apresentou à votação.

Nessa eleição para presidente do MpD, para a qual estavam inscritos 31.541 militantes (contra 29.449 da eleição anterior), votaram então 18.250 (abstenção superior a 41%).

Ulisses Correia e Silva fala em “diferença é abismal”nas eleições internas do MpD
O presidente do Movimento para a Democracia (MpD), Ulisses Correia e Silva, venceu as eleições internas do partido com uma vantagem significativa de votos sobre o seu oponente, Orlando Dias. Em sua primeira reação, Correia e Silva afirmou que a sua liderança sai legitimada, assim como os compromissos do MpD com a governação do país.

“Mais de 10 mil militantes foram votar de Santo Antão a Brava e na diáspora e legitimaram novamente a minha liderança, mas legitimaram aquilo que é também o nosso grande compromisso de continuar a ter um MpD como partido vencedor. Nós entramos em campo para vencer”, disse Correia e Silva.

O governante também pediu que o seu oponente aceite o veredito dos militantes e evite manchar o partido com acusações infundadas. “Temos um Gabinete de Apoio ao Processo Eleitoral que funciona. Somos uma instituição credível. As pessoas devem respeitar os resultados. Acho que a diferença é abismal e não se pode vir com desculpas de tipo porque acaba sempre atingindo a instituição e nós não queremos que o MpD seja atingido com este tipo de declarações”, disse ele.

O presidente do MpD também desvalorizou a taxa de abstenção e admitiu a necessidade de revisão do caderno eleitoral do partido. “Os 30 mil não correspondem efetivamente ao número de leitores, de militantes ativos do partido. O que interessa é que este número é dos maiores até hoje conseguidos nas eleições internas do MpD”, acrescentou.

Os números divulgados por Silvano Barros, presidente do Gabinete de Apoio ao Processo Eleitoral, divergem ligeiramente dos anunciados por Correia e Silva. No entanto, Barros prometeu que os resultados definitivos seriam conhecidos na tarde de hoje.

Ulisses Correia e Silva é presidente do MpD desde Junho de 2013.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.