Após uma visita oficial de sete dias a Marrocos, na qualidade de enviado especial do presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, José Condugua Pacheco disse ter transmitido ao seu homólogo marroquino, Nasser Bourita, a intenção de estreitar as relações económicas entre os dois países.
Agradecendo o apoio e assistência marroquina para minimizar os efeitos do ciclone Idai, que fustigou a zona centro de Moçambique, Pacheco revelou o interesse moçambicano em contar com a solidariedade de Marrocos na fase de reconstrução.
O ministro moçambicano entregou ao membro do governo marroquino uma mensagem do chefe de Estado de Moçambique para o Rei Mohammed VI.
Na agenda do ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique esteve também uma reunião com os líderes da Confederação Geral das Empresas Marroquinas, da Agência Marroquina de fosfatos e com a empresa marroquina especializada na construção de habitações sociais.
Os contactos bilaterais entre Moçambique e Marrocos resultaram em vários acordos, como o celebrado na área da Justiça e o de reforço da cooperação entre as Forças Armadas Reais e as Forças Armadas de Moçambique nas diferentes áreas, principalmente no que se refere à formação.
Por Lusa