A Confederação Africana de Futebol (CAF) anunciou oficialmente a lista dos 68 árbitros para a Copa Africana das Nações (CAN) de 2024. A lista, contudo, não integra qualquer árbitro cabo-verdiano, sendo que a equipa de arbitragem é composta por 26 árbitros centrais, 30 assistentes e 12 vídeo-árbitros (VAR), que irão supervisionar a competição, que terá lugar na Costa do Marfim entre 13 de Janeiro e 11 de Fevereiro.
Espera-se que todos os árbitros seleccionados cheguem à Costa do Marfim no dia 05 de Janeiro de 2024 para um curso de actualização que incluirá testes físicos e teóricos de todos os árbitros.
Da lista, os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) vão estar representados por quatro árbitros assistentes, dos quais dois de Angola, um de Moçambique e um de São Tomé e Príncipe, este último que, entretanto, continua ausente de uma fase final da CAN.
A selecção de futebol cabo-verdiana estreia-se no Campeonato Africano das Nações, CAN’2024, a ser disputado na Costa do Marfim, a 14 de Janeiro diante da sua congénere do Gana, em jogo da segunda jornada do Grupo B.
De acordo com o calendário divulgado pela CAF, os Tubarões Azuis voltam a jogar na quinta-feira, 19, num derby lusófono ante a sua congénere de Moçambique e termina a sua fase de grupo no dia 22, diante do Egipto.
Todos os jogos do Grupo B serão disputados no Stade Felix Houphouet-Boigny, em Abidjan.
Divisão dos grupos
Grupo A: Costa do Marfim; Nigéria, Guiné Equatorial e Guiné-Bissau
Grupo B: Egipto, Gana, Cabo Verde e Moçambique
Grupo C: Senegal, Camarões, Guiné- Conacri e Gâmbia,
Grupo D: Argélia, Burkina Faso, Mauritânia e Angola,
Grupo E: Tunísia, Mali, África do Sul e Namíbia,
Grupo F: Marrocos, RD Congo, Zâmbia e Tanzânia
SR/CP
Inforpress/Fim