Nadador francês resgatado em operação de salvamento a 76 milhas náuticas de São Vicente

26/12/2023 23:09 - Modificado em 26/12/2023 23:09


O Centro Conjunto de Coordenação de Salvamento (JRCC) da Guarda Costeira anunciou hoje, o bem-sucedido resgate do nadador francês Fabian Leroux, que ficou à deriva no Atlântico após avarias na embarcação de apoio “Hope Cean”.

O acontecido se desenrolou a 76 milhas náuticas do Porto Grande, exigindo uma operação coordenada que envolveu o veleiro “Wolfhound” e o NSAR “Ilhéu dos Pássaros”.

Em nota de imprensa, a JRCC avançou que, no dia 24 de dezembro de 2023, a Guarda Costeira recebeu um alerta via telemóvel de serviço, informando que a embarcação “Hope Cean”, responsável pelo apoio ao nadador Fabian Leroux, estava à deriva devido a avarias no safrão.

A posição reportada era a 76 milhas náuticas do Porto Grande.
O veleiro “Wolfhound” de Bandeira da Malta, nas proximidades, iniciou prontamente o reboque da embarcação às 22h56 do dia 24 de dezembro, com destino a São Vicente.

Entretanto, na manhã do dia 25 de dezembro, a cerca de 45 milhas náuticas de São Vicente, o “Wolfhound” informou que não podia continuar o reboque devido às condições adversas da “Hope Cean”.

Diante dessa situação, o JRCC acionou o NSAR “Ilhéu dos Pássaros”, que partiu do cais de Porto Grande em direção à posição da “Hope Cean” para dar continuidade à operação. Às 12h30, o “Ilhéu dos Pássaros” chegou à posição da embarcação, que se encontrava sem condições para o reboque devido à ruptura dos pontos de fixação do cabo ao longo da noite.

Em face dessas circunstâncias, Fabian Leroux optou por abandonar a “Hope Cean” e foi resgatado a bordo do NSAR “Ilhéu dos Pássaros”, que seguiu para o Porto Grande, atracando às 18h45.

“O NSAR ‘Ilhéu dos Pássaros’ prosseguiu para o Porto Grande, tendo atracado ás 18452, com o nadador Fabian Leroux em boas condições de saúde, mas por questão de segurança o mesmo foi encaminhado ao Hospital Baptista de Sousa, para atendimento”, conclui a nota.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.