Campanha de limpeza da Praia dos Achados em Santa Luzia

12/03/2019 23:19 - Modificado em 12/03/2019 23:22

A campanha de limpeza da Praia dos Achados, na ilha de Santa Luzia, decorre desde 10 de março e termina no dia 14. Esta tem com objetivo  principal promover um ambiente sustentável à vida marinha do local.

De acordo com o Governo, a iniciativa conta com a parceria da Biosfera I, Câmara Municipal de São Vicente, Global Sea Shepherd, uma embarcação para o transporte dos resíduos até ao Porto Grande de onde serão transportados para a lixeira municipal por mais de 30 voluntários.

Situada a norte da ilha de Santa Luzia, a Praia dos Achados é, conforme os responsáveis pela campanha de limpeza, um dos pontos de acumulação de lixo, com proveniências diversas, mas também é uma das praias mais procuradas pelas tartarugas para a desova nesta ilha.

“Nesta praia, o lixo constitui uma grande ameaça para as tartarugas marinhas que ao procurarem a praia para desova, ficam presas entre o lixo sem poderem voltar ao mar, acabando muitas vezes por morrer, pelo que a limpeza da praia se torna uma atividade anual de suma importância para a proteção dessa espécie”, explica a mesma fonte em comunicado.

O mesmo comunicado refere que, a avaliar pelas indicações das embalagens de lixo que se amontoam nas praias de Santa Luzia, supostamente descartados em alto mar e transportadas pelas correntes marítimas, podem-se identificar diferentes proveniências do lixo. Mais de 15 países designadamente Portugal, Colômbia, Filipinas, Uruguai, Gana, Tailândia, Reino Unido, Malásia, Uzbequistão, Estados Unidos, Grécia, Marrocos, França, África do Sul, entre outros.

  1. Odette

    De louvar a acção dos Voluntàrios (que não fazem distinção) e o facto de recorrerem ao Porto Grande para onde de salvação.
    Queria ver a cara do José Maria que entregou a ilha a uma freguesia de S.Nicolau que nem pode com a sua prôpria vida..

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2019: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.