Liberação de Alex Saab abre caminho para normalização entre EUA e Venezuela – PM

21/12/2023 16:44 - Modificado em 21/12/2023 16:45

O Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, expressou a esperança de que a libertação do empresário Alex Saab, extraditado para os Estados Unidos em 2021, contribua para a normalização das relações entre os EUA e a Venezuela.

Em declarações à imprensa na Praia, o primeiro ministro cabo-verdiano destacou a importância desse passo na busca pela estabilidade diplomática entre os dois países.

“É uma decisão do governo americano, mas representa um passo importante para a normalização das relações entre os EUA e a Venezuela, conforme nos foi informado. Esperamos que isso ocorra na sequência deste passo significativo”, afirmou o Chefe do Executivo.

O Primeiro-Ministro salientou também que a libertação de prisioneiros americanos na Venezuela pode criar um ambiente propício para a melhoria das relações bilaterais.

O chefe de governo destacou o papel desempenhado pelo sistema judicial de Cabo Verde, afirmando que o país cumpriu sua parte no processo de extradição de Saab.

“Cabo Verde fez o que lhe competia, particularmente o sistema judicial, produziu o seu trabalho, e nós estamos a acompanhar este processo porque creio que o importante é que os países se relacionem, que as questões possam ser resolvidas e que a normalidade possa reinar na relação entre estes 2 países”, comentou.

Alex Saab foi libertado e já se encontra na Venezuela desde ontem, 20 de dezembro. O empresário estava sob custódia desde 2020, após ser preso em Cabo Verde, por alegada lavagem de dinheiro a pedido dos EUA.

Saab, que foi preso sob um mandado de prisão dos EUA por lavagem de dinheiro em 2020, foi libertado da custódia na quarta-feira.

Em troca, Maduro libertará alguns, senão todos, dos cerca de uma dúzia de cidadãos norte-americanos que permanecem presos na Venezuela, de acordo com uma pessoa familiarizada com a situação que não estava autorizada a discutir o assunto publicamente e falou sob condição de anonimato.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.