São Vicente: Siacsa entrega pré-aviso de greve dos Bombeiros para os dias 29 de dezembro a 3 de janeiro

19/12/2023 11:27 - Modificado em 19/12/2023 11:27

O coordenador do SIACSA em São Vicente informou hoje que entregou o pré-aviso de greve dos bombeiros entre os dias 29 de dezembro a 3 de janeiro.

O Sindicato de Indústria Geral, Alimentação, Construção Civil, Serviços, Agricultura e Afins (SIACSA), anunciou hoje, 19, que os bombeiros municipais de São Vicente avançaram com um pré-aviso de greve de 6 dias, no sentido de fazer valer os direito destes profissionais que lutam para a segurança e primeiros socorros da população. 

 É que conforme este coordenador, durante uma conferência de imprensa no Mindelo, era suposto a câmara municipal ter cumprido com os seus compromissos assinados no memorando de entendimento.

“A situação dos bombeiros volta, a ser motivos de pauta uma vez que o sindicato e a edilidade juntos, mediante assinatura de um memorando de entendimento, que as promoções em atraso seriam efetivadas até ao final do ano de 2023, bem como do concurso para a admissão de mais 12 efetivos, que imensa falta fazem a corporação”, explicou este coordenador.

É que atualmente, os Bombeiros elencou, deparam com os mesmos problemas de 2012, os quais são a falta de efetivos, que neste momento são 8, a não realização das promoções, cerca de três por bombeiros. Subsídio de risco, revisão do montante a atribuir. Avaliações, sua implementação, e ainda situações de intimidações e pressão do novo comandante”.

E que mesmo com os seis bombeiros voluntários, o número de profissionais acaba por ser insuficiente, caso ocorrência de sinistros for alta, o efetivo sai pouco por serem escassos os meios humanos ao dispor da corporação.

Ademais, acrescentou que os bombeiros trabalham as sem folgas. “Mesmo que se tenha chegado a entendimento quanto ao pagamento dos dias de descanso, quantia alguma, cobre a exaustão, cansaço, fadiga que o individuo bombeiro está sujeito e carrega diariamente”. 

Uma situação, que diz, não tem sido considerado pela edilidade, na pessoa do presidente, quer do pelouro responsável e sequer do comando recém nomeado.

Elvis Carvalho

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.