São Vicente – Associação transforma comunidade de Alto Bomba através de atividades culturais e sociais

17/04/2023 01:49 - Modificado em 17/04/2023 01:49

A Associação Comunitária Alto Bomba Unido, criada em dezembro de 2020 na ilha de São Vicente, tem se mostrado um exemplo de como é possível superar problemas sociais através de atividades desportivas, recreativas, culturais e formativas com foco nas crianças e jovens, e ultimamente nas famílias. Uma dinâmica diferente é sentida pela agremiação que veio para ficar e transformar a vida de muitas famílias, jovens e crianças.

O presidente da Associação, Aldevino Fortes, em declarações ao Notícias do Norte, lembrou que a agremiação tem como objetivo minimizar alguns problemas na comunidade, “pois sabemos que é difícil eliminar os problemas locais”. Além disso, a associação labora diretamente com famílias, “trabalhando na origem dos problemas”.

De acordo com Fortes, “houve um Alto Bomba antes da associação e agora temos um Alto Bomba diferente”, com um dinamismo renovado e atividades regulares.

 “Sempre que necessário, as pessoas se dirigem à associação para exporem os seus problemas ou entram em contato connosco de outras formas”, afirmou.

A associação tem trabalhado com mais de 100 famílias e já realizou diversas atividades relacionadas a datas comemorativas nacionais e internacionais, além de campanhas de limpeza.

A biblioteca comunitária é um espaço importante para crianças e jovens, mas ainda carece de estantes para os livros, por isso Aldevino Fortes pede apoio para a obtenção de estantes.

A Associação Comunitária Alto Bomba Unido tem em curso vários projetos, como o projeto “Microcrédito”, que apoiou 8 famílias na criação de seus primeiros negócios, e o projeto “Troca Virtual”, que já iniciou em parceria com a Aldeia SOS e está beneficiando 3 famílias. “É um projeto que tem pés para andar”, disse Fortes.

Embora a Associação Comunitária Alto Bomba Unido enfrente desafios como encontrar um espaço para sua sede e estabelecer parcerias nacionais e internacionais, a organização continua seu trabalho transformador na comunidade por meio de atividades culturais e sociais.

No entanto, a participação em palestras sobre saúde e debates abertos sobre questões como alcoolismo e drogas tem sido baixa, o que tem sido o calcanhar de Aquiles. Apesar disso, a associação persiste nessas atividades por perceber que as crianças costumam participar mais e acabam levando informações para outras pessoas. “Nós continuaremos insistindo nessas atividades”, conclui Fortes.

De acordo com a fonte, a ideia de criar a associação surgiu após a localidade ser contemplada com o projeto de reabilitação “Outros Bairros”.

Recorde-se que a Reabilitação Urbanística de Alto de Bomba venceu a 5ª Edição do PNA (2022) na categoria de “Espaços Públicos”, o projeto de Iniciativa outros Bairros, foi acolhida em 2019 pelo Governo de Cabo Verde através do Ministério de Infraestruturas, Ordenamento Território e Habitação, com colaboração dos arquitetos Ângelo Lopes, Nuno Flores, Jakob Kling, Erickson Fortes, Elaine de Pina, Ema Barros.

AC – Estagiária

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.