Cabo Verde melhora combate a corrupção: É terceiro país mais bem classificado na África Subsariana

29/01/2019 13:51 - Modificado em 29/01/2019 15:00
| Comentários fechados em Cabo Verde melhora combate a corrupção: É terceiro país mais bem classificado na África Subsariana

O índice de perceção da corrupção elaborado anualmente pela Transparência Internacional, destaca Cabo Verde como terceiro país mais bem classificado na África Subsariana e o 47º a nível mundial.

Dos 180 países e regiões que compõem o ranking produzido pela Transparência Internacional, 65 registraram piores pontuações em relações ao estudo anterior; 55 países permaneceram estáveis e outros 60 registaram melhoria.

Cabo Verde, segundo a mesma fonte, obteve 57 pontos, mais dois que em 2017, subindo três lugares, do 48º para 45º.

De acordo com o governo, esta subida de três pontos, demonstra que o comprometimento deste executivo em exercer uma nova forma de poder, com total transparência e próximo das pessoas. “A aprovação da nova lei do Tribunal de Contas é um exemplo”.

“O alargamento do controlo do T.C, ampliando o seu perímetro e âmbito de intervenção direta e indireta a todas as entidades que recebem ou gerem recursos públicos, irá permitir melhorar a prestação de contas e combater a fraude, corrupção e desvio”, refere o governo em comunicado.

A mesma fonte refere ainda que o objetivo é ter uma administração pública gerida de forma racional, eficiente e focada na criação de resultados para todos os cabo-verdianos.

“Este governo continuará empenhado em reforçar a transparência e o combate à corrupção, através de uma promoção de medidas e da regulamentação de leis que permitam construir uma máquina publica de excelência”.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2020: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.