“Domingos de Mandingas” arrancam este fim-de-semana

25/01/2019 00:06 - Modificado em 25/01/2019 00:06

Os mandingas da Ribeira Bote, que anualmente animam as tardes de domingo que antecedem o dia de Carnaval em São Vicente e que fazem a “abertura da época carnavalesca” realizam o primeiro desfile deste ano, pelos bairros da ilha, já no domingo próximo, dia 27.

Trajados com saiotes e com o corpo pintado de negro, misturam no mesmo espaço gente de todas as classes e todas as idades, para juntos se divertirem. Antes da primeira “saída” a ansiedade é crescente com os seguidores já atentos e, como referiram alguns, “alinhados” e preparados para as “domingadas” de mandinga.

Uma saída muito esperada por uma boa parte da população da ilha. Saídas que tradicionalmente “arrastam” milhares de pessoas consigo. Desde crianças a adultos, turistas e a juventude mindelense, está tudo aguardando impacientemente pela saída do “guerreiros negros”, na primeira manifestação deste ano.

Para que possam oferecer aos seus seguidores o melhor desfile possível e apesar da falta de apoios, a organização assegura que os preparativos já estão na fase final.

“Os mandingas saem à rua, mas não é fácil. Temos que ter algum investimento e estamos à procura dele”, explica Nilton Rodrigues. Entretanto, segundo a mesma fonte, está garantido o primeiro desfile no domingo, 27.

Em relação ao itinerário que vão seguir semanalmente, a organização, rejeita divulgar os mesmos e que somente a Polícia Nacional vai ter acesso às deambulações de cada domingo. O horário de saída está marcado para às 14 horas e terminar antes do anoitecer.

O Corpo de Intervenção da Polícia todos os anos costuma acompanhar essas manifestações para garantir a segurança e evitar que haja crimes ou perturbações da ordem pública durante o cortejo.

Para garantir a segurança e o normal decorrer destes desfiles que nos últimos anos acabaram se tornado uma tradição no pré carnaval mindelense, a Polícia Nacional e os grupos têm vindo a trabalhar em conjunto, com o objetivo de evitar que ocorram distúrbios que perturbem o bom funcionamento das manifestações.

O Carnaval está agendado para o dia 05 Março.

Elvis Carvalho

  1. Agostinho Fonseca

    Que vivam os Mandingas criação de Domingos Sapater.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2019: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.