A garantia é dada pelo Presidente da ENAPOR, Jorge Maurício, afirmando que tudo está muito bem encaminhado para o lançamento, ainda este ano, da primeira pedra para a construção do Terminal de Cruzeiros na ilha de São Vicente.
Estas afirmações foram feitas pelo PCA da ENAPOR, à RCV, nesta quinta-feira, sustentando que tudo leva o seu tempo até o arranque efectivo das obras. Jorge Maurício garante que os são-vicentinos estão muitos ansiosos com a obra.
O PCA da ENAPOR explica que a demora tem a ver com as exigências dos financiadores, mas realça que este projecto tem passado por várias fases visto ser uma obra de grande envergadura.
Por enquanto, procede-se à fase da contratação do gestor e do fiscal do projecto e depois o concurso público. O passo seguinte será o arranque das obras.
De destacar que, o Terminal de Cruzeiros, uma das maiores infra-estruturas a ser construída em São Vicente, terá enormes impactos no sector económico da ilha e do país.
O terminal de cruzeiros projectado para o Porto Grande de São Vicente terá dois berços de 400 e 350/300 metros, respectivamente, uma profundidade máxima de 11 metros, e será servida por uma gare marítima para passageiros, uma vila turística junto à marginal com lojas, free-shops, restaurantes, bares, pequenos museus e souvenir.