Isaltino Morais destaca a resiliência da ilha de São Vicente durante celebração dos 144 anos da cidade do Mindelo

15/04/2023 16:35 - Modificado em 15/04/2023 16:35

As comemorações dos 144 anos da cidade do Mindelo, em São Vicente, contaram com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras em Portugal, Isaltino Morais, que ressaltou a importância da resiliência e do trabalho conjunto em prol do desenvolvimento da ilha e cidade.
No seu discurso alusivo aos 144 anos da Cidade do Mindelo, Isaltino Morais, na sessão solene destacou o “sucesso” que a ilha teve graças a sua “resistência e resiliência”.

“É indiscutível que São Vicente e a cidade do Mindelo são bons exemplos de como a capacidade de trabalho, a esperança num futuro melhor é capaz de fazer milagres”, sublinhou.

O autarca aproveitou para lembrar as várias ações de cooperação entre os dois municípios ao longo dos anos. Cooperação essa que, segundo disse, teve “altos e baixos, momentos de maiores realizações e também períodos de maior estagnação”. Por outro lado, não deixou de lembrar a grande contribuição da comunidade cabo-verdiana para o desenvolvimento de Oeiras.

“Vou para Oeiras com as baterias carregadíssimas, porque perante as dificuldades que nos confrontamos aqui, apesar das nossas dificuldades em Portugal, ficamos com uma vontade enorme de incorporar esta força telúrica desta ilha, esta capacidade de resistência e naturalmente aplicá-la em Oeiras”, ressaltou.

O autarca não deixou de manifestar a sua maior admiração pelos políticos cabo-verdianos, em geral.

“Acho que os cabo-verdianos devem ter orgulho da sua classe política…a ideia geral que há no exterior é de que são pessoas bem formadas, dedicadas, a democracia cabo-verdiana é consolidada, é perfeitamente absorvida pelos cidadãos e é fundamental defendê-la, aprofundá-la…”, comentou, acrescentando que “indiscutivelmente” é um regime que melhor permite a “realização das pessoas, da sua felicidade e a sua participação daquilo que é e que deve ser a distribuição de riqueza”.

Na comemoração dos 144 anos da cidade, a autarquia mostrou-se disponível, naquilo que são as possibilidades da Câmara Municipal de Oeiras, em “ajudar” para que o futuro da cidade e da ilha seja melhor.

Por outro lado, Dora Pires, Presidente da Assembleia Municipal de São Vicente, após uma breve história da ilha, lembrou que não se deve esquecer a dimensão histórica que ajudará a projetar um futuro melhor em todos os níveis para a cidade e ilha.

“Hoje temos uma ilha pujante fruto do passado, mas precisa crescer mais, viver e não estar a sobreviver no meio das intempéries da vida e da natureza”.

No entanto, chamou atenção para a necessidade de se trabalhar juntos para o desenvolvimento, “com humildade e aceitar as opiniões e sugestões de todos, respeitar as leis e evidenciar confrontos, evitar confrontos de força” que, sublinhou, “não nos levará a lugar nenhum, mas pode prejudicar o desenvolvimento da nossa cidade e nossa ilha”.

“Assim poderemos fazer crescer esta ilha, que clama e pede a união do trabalho de todos. Fazer crescer a economia é nossa responsabilidade”, destacou.

Dora Pires, prestou uma homenagem a Isaltino Morais, destacando sua longa amizade com a ilha e seu compromisso em contribuir para o desenvolvimento e bem-estar da população local. “Ele vem contribuindo de forma pessoal e através da Câmara Municipal de Oeiras, no desenvolvimento do desporto, na formação de funcionários e jovens, bem como dos bombeiros”, disse Pires, reconhecendo os feitos e a dedicação de Morais à ilha.

No final da sessão solene, o presidente da CMSV, Augusto Neves, e Dora Pires entregaram uma peça de tapeçaria ao presidente da Câmara Municipal de Oeiras.

AC – Estagiária

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.