A paixão pelo teatro: Breve trajetória do jovem Lívio Fonseca

14/04/2023 00:25 - Modificado em 14/04/2023 00:25


Lívio Fonseca, ator e encenador natural de Ribeira Grande de Santo Antão, descobriu sua paixão pelo teatro através de brincadeiras na infância. Desde então, seu amor pela arte cênica só cresceu e se transformou numa forma de terapia e de transformar a vida de crianças e adolescentes, através da do Grupo Teatral Salesianos (GTS) em São Vicente.

“Antes eu via o grupo teatral Juventude em Marcha somente pelo lado da comédia, alem do drama e da tragedia que retrata. De uma certa forma este grupo foi uma referência para mim”, disse Lívio Fonseca, relembrando sua jornada pelo mundo do teatro, sendo que o Grupo Teatral Juventude em Marcha foi sua primeira referência.

Aos 34 anos, o ator e encenador já conta com mais de 11 peças apresentadas e é um exemplo de como a arte cênica pode transformar vidas.

Lívio Fonseca iniciou sua trajetória teatral no curso de teatro em São Vicente, onde descobriu a obra do escritor brasileiro Nelson Rodrigues, e se apaixonou pelo drama e pela tragédia. “Já elaborei muitos textos de comédia, mas me sinto realmente apaixonado pelas tragédias”, acrescentou o ator.

Apesar de aparentar ser uma pessoa tímida, este encendor consegue se transformar em qualquer personagem que lhe tire da sua zona de conforto. “Teatro nos ajuda muito. Posso dizer que é uma terapia, além de nos ajudar a ser nós mesmos.

Na escola ajuda muito os alunos a se libertarem da timidez, a trabalharem a confiança e falar sem problema para a classe. Esses são alguns dos vários benefícios”, explicou o jovem.
O Grupo Teatral Salesianos (GTS), fundado por Lívio Fonseca, está prestes a completar 8 anos de existência e já participou em diversos festivais de teatro em São Vicente.

O ator também trabalhou com crianças e adolescentes na Associação Irmãos Unidos em Chã de Alecrim, este que foi a sua primeira experiência, onde aprendeu que “trabalhar com crianças é um pouco difícil, mas ao mesmo tempo é fácil”.

Para este professor de teatro, a arte cênica transcende gerações e é uma forma de aproximar pais e filhos em um ambiente e contexto diferente da convivência em casa.

O seu apego por esta arte tem um grande significado. “Teatro significa muito para mim. Tudo que faço tem que estar a volta do teatro. Mesmo fazendo outra atividade, é uma atividade incansável feita com paixão”, afirma Lívio, que agradece aos antigos alunos que mesmo estando longe mantém contato para continuarem a dar suas contribuições.

A história de Lívio Fonseca é um exemplo de como o teatro pode transformar vidas e transcender gerações. Com seu trabalho com crianças e adolescentes, o ator e encenador demonstra que a arte cênica pode ser uma forma de “terapia” e de construir confiança e autoestima em jovens.

AC – Estagiária

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.