A selecção feminina de Cabo Verde de futebol falhou hoje o acesso à fase de grupos do CAN’2024, ao perder com a Nigéria 1-2 no Estádio Nacional em jogo da segunda mão da segunda eliminatória de qualificação.
Cabo Verde iniciou melhor a partida, já que aos oito minutos inaugurou o “placard” por intermédio da avançada Vá, que isolada, e com um potente remate, bateu a guarda-redes Chiamaka, naquele que foi único remate das convocadas de Silvéria Nédio “Nita” na etapa inicial.
A partir do golo, as nigerianas tomaram as rédeas do jogo, bloqueando o conjunto da casa praticamente na linha do meio-campo, estratégia que impediu a equipa de Cabo Verde de sair com lances organizados, mas a teia defensiva cabo-verdiana chegava para todas as encomendas.
Já na etapa complementar, Nita fez sair Melany fazendo entrar a Evy, considerada a estrela maior de Cabo Verde, ao passo que sua congénere da Nigéria operou duas substituições, com que refrescou o seu colectivo.
Aos 16 minutos a Nigéria minutos restabeleceu a igualdade com um grande golo apontado pela possante Okoronkwo Esther que, desembaraçou-se de dois contrários e com uma técnica apurada atirou um remate certeiro sem hipóteses para guarda-redes Jacinta, um golo muito festejado pelas hostes nigerianas que se deslocaram ao estádio.
Já o golo da vitória das nigerianas surgiu aos 45+3 minutos, num lance de contra-ofensiva com a futebolista Rashedat, rapidíssima a contornar a guarda-redes crioula para dar a cambalhota no marcador, gelando as bancadas afectas a claque caseira.
Com este empate, Cabo Verde que vinha de uma derrota de 5-0, em jogo da primeira mão da segunda eliminatória, realizada quinta-feira passada em Abuja, ficou pelo caminho, com o somatório de 1-7 ao passo que a Nigéria confirmou o seu apuramento para fase final do CAN’2024, a ser disputado nos Marrocos.
Ficha Técnica:
Estádio Nacional em Achada de São Filipe, numa tarde marcada pelo reduzido número de espectadores que deixou as bancadas situadas atrás das balizas e defronte a Tribuna, totalmente despidas.
Constituição das equipas:
Arbitragem: Silvina Welma Garnett (Libéria), coadjuvado por Hannah Moses (Libéria) e Precious Amarra (Serra Leoa)
Cabo Verde: Jacinta, Varsénia “cap”, Ivânia, Romina, Natasha, Leonilde, Melani, Leidina, Alcione, Jussara e Irlanda:
Suplentes: Jéssica Patrícia, Leonora, Eleia, Maisa, Kleydiana, Dara, Evy, Aicha e Maisa.
Seleccionadora: Silvéria Nédio “Nita”.
Acção disciplinar: Cartão amarelo a Leonilde e Camoca.
Nigéria: Chiamaka, Osinachi, Peace, Glory, Gift, Uchenna, Deborah, Oluwatoshin, Rasheedad, Rofiat e Christina.
Suplentes: Oluehi, Rihanat, Okoronkwo, Payne, Chiamaka, Omorinsola, Esther, Moturayo e Akudo.
Acção disciplinar: Cartão amarelo a Deborah.
Seleccionadora: Justine Madugu.
SR/CP
Inforpress/Fim