Cabo Verde está presente na 43ª Olimpíada de Xadrez, que se realiza de 25 de Setembro a 06 de Outubro, em Batumi (Geórgia). A comitiva é chefiada pelo presidente da Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCX) que acompanha os quatro xadrezistas nacionais.
Nesta primeira participação de Cabo Verde numa grande prova internacional de Xadrez, a FCX seleccionou os melhores classificados da final do Campeonato Nacional de Xadrez 2018. A delegação cabo-verdiana é constituída pelos xadrezistas Luís Barros, Luís de Pina Fernandes, António Monteiro, Eder Márcio e pelo Presidente da FCX, Francisco Manuel Carapinha. De realçar que Cabo Verde entrou para a Federação Internacional de Xadrez em 2016, quando foi votada e aprovada por unanimidade, durante o 87º congresso desta organização que regula o xadrez mundial, em Baku (Azerbaijão).
Nesta edição 43 da prova participam 183 equipas disputando o título na categoria absoluto, sendo que 150 são mulheres num total de mais de 1.600 xadrezistas. De realçar que esta competição começou como um teste em 1924, mas que se oficializou em 1927, com a primeira Olimpíada de Xadrez em Londres, na Inglaterra.