Desde do dia 16 de Abril está aberto o período de pagamento de impostos na Câmara Municipal de São Vicente e que se prologará até o dia 31 de Julho. Durante esse tempo os munícipes podem pagar os impostos de circulação, aforamentos, taxa de saneamento e imposto único sobre a propriedade.
Avenino Lopes da Silva, secretário municipal, explica que estes impostos são para serem investidos “em infra-estruturas públicas, estradas, saneamento, recolha domiciliaria de lixo, ligação e extensão de rede de esgoto de água o que leva a uma melhoria na qualidade de vida da população e da ilha em geral”.
Consciente dos problemas financeiros das pessoas adianta que a Câmara Municipal irá apresentar uma proposta a Assembleia Municipal para decretar uma moratória dos juros. E essa campanha é para que as pessoas que estão em situação de divida possam recorrer a Câmara Municipal mostrando a disponibilidade para pagar os seus impostos e assim beneficiarem da isenção no pagamento dos juros.
A fim de ajudar os munícipes na hora de pagar, até o fim de Abril estará disponível um novo esquema de cobrança, por leitura óptica. Através do sistema de código de barras em pouco tempo os funcionários terão o processo disponível. O secretário municipal perspectiva que o tempo será reduzindo para menos de dois minutos de espera. Faltando ainda alguns “arranjos em termos informáticos no sistema para agilizar o processo”.
O pagamento nos primeiros dias é considerado satisfatório e ronda os 15 por cento, mas com perspectivas para aumentar nos próximos dias. Antevendo que o cabo-verdiano deixa tudo para o fim Avenino lança o apelo para que as pessoas possam se dirigir desde cedo aos serviços da Câmara Municipal e proceder ao pagamento dos impostos.