Ministro da Cultura defende a fixação da Escritaria em Mindelo

23/11/2023 16:33 - Modificado em 23/11/2023 16:39

O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, tornou público seu firme apoio à fixação da Escritaria em Mindelo, afirmando que a cidade cabo-verdiana é o cenário ideal para o evento literário, que decorre até ao dia A iniciativa, que decorre até 25 de novembro.

De recordar que a Escritaria, que vai já na sua 16ª edição, é o único festival literário, em Portugal, que se dedica a homenagear um escritor vivo de língua portuguesa.

Em declarações durante o encerramento da Escritaria no Centro Cultural do Mindelo, na noite de quarta-feira, o governante enfatizou a singularidade da cidade, defendendo que a Escritaria deve permanecer na localidade.

“Mindelo continua sendo um centro importante a nível cultural, por causa da marginal, do desenho da cidade, da urbanidade da cidade”, destacou o ministro, consolidando sua posição a favor da permanência do evento na cidade.

A Escritaria, que ocorre de 20 a 25 de novembro, é um evento literário que busca homenagear a vida e a obra do renomado escritor cabo-verdiano Germano Almeida. Já honrado em 2021, durante a 14ª edição da Escritaria em Penafiel, Portugal, o autor foi novamente o centro das atenções em Cabo Verde. A iniciativa, marcada pela celebração ao ritmo cabo-verdiano, contou com um vasto programa cultural.

Já Germano Almeida expressou sua gratidão pela escolha de Mindelo como palco da Escritaria.

 “Mindelo continua sendo o centro importante a nível cultural, porque os acontecimentos culturais em São Vicente acontecem quase espontaneamente, enquanto que na Praia tem que ser cuidadosamente preparada”, destacou o autor, que ressaltou a história cultural da cidade, lembrando que a primeira escola mista cabo-verdiana surgiu ali em 1980.

Em suas palavras de encerramento, o ministro Abraão Vicente parabenizou Germano Almeida e expressou sua gratidão. “Parabéns Germano e obrigado por seres cabo-verdiano, por contares a nossa história e obrigado por nos deixares nestes atos simbólicos perpetuar a tua memória aqui na cidade”, disse.

O ato de encerramento foi precedido pela apresentação da peça “Testamento Poético”, baseada nas obras de Germano Almeida e realizada pela companhia “50 Pessoas”.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, e os presidentes das câmaras municipais de São Vicente e Penafiel, Augusto Neves e Antonino Sousa, respectivamente.

Durante a cerimônia, Daniela Oliveira, vereadora da cultura da Câmara Municipal de Penafiel, apresentou o livro sobre a Escritaria, uma homenagem à vida e obra de Germano Almeida. O autor, Prémio Camões 2018, participou de uma conversa após a apresentação, compartilhando suas experiências e perspectivas.

A Laginha, lugar significativo para Germano Almeida, já exibe a silhueta do escritor, eternizando seu legado. 

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.