Presidente da SCM alerta para importância do registro de obras musicais

13/04/2023 09:59 - Modificado em 13/04/2023 09:59


A falta de registro de obras musicais antes do seu lançamento no mundo digital pode resultar em zero rendimento financeiro para seus autores e artistas. Esta alerta foi dada durante evento de reflexão sobre a indústria musical, no AME, pela presidente da SCM, Sociedade Cabo-Verdiana de Música, Solange Cesarovna, e o músico e produtor Loony Jonhson que enfatizaram a importância da conscientização dos artistas sobre a necessidade do registro antecipado de suas obras e da defesa dos direitos autorais.

Durante o AME, Atlantic Music Expo, no evento de reflexão sobre a indústria musical, que está a decorrer na cidade da Praia, Solange Cesarovna destacou a importância de um maior envolvimento dos artistas na defesa dos direitos autorais. “Nós temos que ter ainda uma dinâmica maior da construção, da consolidação deste setor com os próprios autores e artistas sendo embaixadores da causa dos direitos autorais”, sublinhou em entrevista à rádio pública.

Loony Jonhson reforçou a importância do registro de obras musicais em sociedades de defesa dos direitos autorais, pois isso garante a remuneração dos artistas no futuro. “Quando não se faz mais música, as obras pagam a reforma do artista. Se recebe aquilo que é de direito”, acrescentou.

Ambos alertaram que obras musicais lançadas na esfera digital sem registro prévio não geram rendimento financeiro. “Temos que ter sempre a obra registrada antes do lançamento. Na era digital uma obra que é lançada e que não tem o seu código identificador, neste caso um código internacional, USWC ou uma gravação que não tenha um código identificador SRC, no mundo digital gera zero ou seja não gera dinheiro”, afirmou Solange Cesarovna.

Os mesmos apelam para que os artistas se conscientizem da importância do registro antecipado de suas obras e da defesa dos direitos autorais para garantir seu próprio rendimento financeiro.

O Atlantic Music Expo 2023 arrancou na passada segunda-feira, 10, no Auditório Nacional Jorge Barbosa, na Cidade da Praia, e tem com acesso gratuito ao público.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.