Presidente romeno encerra visita oficial antecipadamente: Motivos desconhecidos

21/11/2023 13:03 - Modificado em 21/11/2023 13:03

O Presidente da República da Romênia, Klaus Werner Iohannis, surpreendeu ao interromper sua visita oficial à cidade da Praia na noite passada, antes do previsto. A decisão abrupta ocorreu após um jantar oferecido pelo presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves. Até o momento, os motivos dessa antecipação não foram revelados à imprensa.

Durante as 24 horas da visita, destacou-se a assinatura de três memorandos de entendimento nos setores de ensino superior, segurança sanitária e veterinária alimentar, além da prevenção e gestão de catástrofes.

Esses acordos, considerados pelo Diretor Nacional de Política Externa como uma revitalização da cooperação bilateral com a Romênia, incluem áreas como a mobilidade de professores e a promoção do comércio bilateral.

Carlos Semedo, ao abordar a colaboração no ensino superior, destacou a tradição de cooperação, incluindo a concessão de bolsas de estudo no passado. Ele enfatizou o potencial desta parceria, dada a importância da formação do capital humano para o desenvolvimento sustentável.

No campo da segurança sanitária, sublinhou-se a relevância da experiência romena, um setor reconhecido e desenvolvido, compartilhando conhecimentos com as autoridades sanitárias cabo-verdianas em meio aos desafios globais de saúde.

Além disso, a visita registrou a troca de condecorações, com Klaus Werner Iohannis recebendo o primeiro grau da ordem Amílcar Cabral, e José Maria Neves sendo agraciado com a mais alta condecoração da Romênia, a ordem nacional da estrela.

C/RCV

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.