Várias cidadãos , na ultima semana , têm se queixado de estarem a receber emails pedindo dados bancários . Os formulários imitam na perfeição os símbolos , a abordagem que os bancos nacionais fazem os aos seus clientes . Está é uma pratica rotineira , mas nos últimos tem se intensificado e aproximara-se da perfeição . Neste sentido o BCA emitiu um comunicado onde alerta “ que vem circulando emails fraudulentos de criminosos usando o nome e o logo do BCA, e de outros bancos em Cabo Verde, pedindo a verificação de dados bancários de clientes.
O BCA alerta que, por segurança, não deve fornecer quaisquer dados bancários via e-mail, nomeadamente dados sobre o Internet Banking – BCADirecto.
Os Códigos de Acesso (Nome de Utilizador + Código de Acesso) e a Chave de Confirmação do serviço BCADirecto são pessoais e intransmissíveis, não devendo nunca ser transmitidos mesmo que solicitados por pessoas que se identifiquem como colaboradores do BCA.
O BCA nunca solicita estes dados aos seus Clientes através de e-mail ou contacto telefónico.
O BCA alerta ainda que, ao receber mensagens do tipo pedindo confirmação de email, confirmação de senhas, password, ou outras dados do Banco, o procedimento correcto é eliminá-las definitivamente e, nunca aceder aos links que nelas constam, muito menos abrir os anexos que as acompanham.
As tentativas de fraudes atrás referenciadas, são tecnicamente conhecidas por – Phishing.
Phishing consiste no envio de mensagens de correio electrónico, aparentemente provenientes de instituições conhecidas, em que, a pretexto de actualização de dados, oferta de benefícios comerciais ou prémios, motivos de segurança, etc, e normalmente com carácter de urgência, se solicita ao destinatário o envio de dados pessoais ou de negócio. Para mais informações, consultar sites de especialidade “