Cabo Verde e Angola empatam nas eliminatórias do Mundial 2026

19/11/2023 18:05 - Modificado em 19/11/2023 18:05

 A seleção sénior masculina de futebol de Cabo Verde empatou (0-0), quinta-feira, em casa, com a sua similar de Angola no jogo inagural do Grupo D das eliminatórias africanas de qualificação para o Mundial 2026, apurou a PANA de fonte segura.

No final da partida, disputada no Estádio Nacional, na cidade da Praia, os selecionadores de Cabo Verde, Pedro “Bubista” Brito, e  de Angola, Pedro  Gonçalves, tiveram a mesma leitura em relação ao empate registado entre as duas equipas.  

Em conferência de imprensa, após o jogo, Bubista disse que Cabo Verde  merecia a vitória pelo que fez na segunda parte.

Por sua vez, Pedro Gonçalves defendeu que Angola, pelo que fez nos primeiros 45 minutos, merecia os três pontos, reconhecendo trêsno entanto o “bom desempenho” da equipa adversária na etapa complementar, “principalmente nos minutos finais.”

De acordo com o calendário da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Cabo Verde volta a jogar, no dia 21, com a congénere do Eswatini (ex-Swazilândia) em jogo da segunda jornada do Grupo D a ser disputado no Estádio Mbombela (Nelspruit, na África do Sul), uma vez que o país anfitrião não dispõe de um recinto com condições para acolher jogos de futebol de carácter internacional.

A fase final do Mundial 2026, que acontecerá de 08 de junho a 19 de julho em três países (Canadá, Estados Unidos de América e México), contará, pela primeira vez, com 48 seleções, sendo nove de África que vê assim a sua representação na prova máxima do futebol mundial aumentado para mais quatro seleções em relação ao último mundial.

Os 54 países africanos, conforme o novo regulamento da FIFA, foram divididos em nove grupos de seis seleções (grupo de A a I) e os vencedores de cada grupo classificam-se, automaticamente, para o Mundial 2026.

Os quatro melhores classificados no segundo lugar nos grupos vão disputar uma final-four (de quatro equipas) de uma repescagem intercontinental para o apuramento de mais uma seleção na fase final da mesma competição.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.