Greve dos professores: Sindicatos reúnem-se com os ministros da Educação, das Finanças e da Administração Pública

16/11/2023 12:32 - Modificado em 16/11/2023 12:33

Os sindicatos dos professores reúnem-se esta quinta-feira com os ministros da Educação, o vice-primeiro-ministro e a ministra da Administração Pública, para busca de consenso para evitar a greve dos professores agendada para 22 e 23 de Novembro.

Este encontro acontece após a reunião realizada entre os três sindicatos representativos da classe e o ministério da Educação, com a mediação da Direcção-geral do Trabalho, que terminou sem que as partes chegassem a um acordo para levantar o pré-aviso de greve.

Segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Professores, Abraão Borges, que esteve no encontro juntamente com representantes do Sindep e Sindprof, houve consenso em alguns aspectos, nomeadamente em relação à isenção de concurso para os professores com mais de cinco anos de serviço e em relação ao pagamento do subsídio que deve ser resolvido no primeiro semestre de 2024, com direito a retroativo a Janeiro.

Por consensualizar ficou a questão da tabela para nova grelha salarial cuja proposta dos sindicatos é de 107.471$00 e o aumento salarial de acordo com a inflação para todos os professores.

Os sindicatos dizem que vão para mais este encontro com espírito aberto para as negociações dos professores, certo que não abrirão mão do reajuste salarial, inclusive para os aposentados com efeito a partir de 01 de Janeiro de 2024.

A greve, cujo pré-aviso foi assinado pelo Siprofis, pelo Sindicato Nacional dos Professores (Sindep) e pelo Sindicatos Democrático dos Professores (Sindprof) está marcada para às 7:00 do dia 22 de Novembro e término às 23 horas do dia 23 de Novembro de 2023.

A reunião com o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, e com o ministro da Educação, Amadeu Cruz, e com a ministra da Administração Pública, Edna Oliveira, está marcada para 10:00 no palácio do Governo, conforme informações avançada pelos sindicatos.

Inforpress/fim

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.