Polícia Nacional esclareceu 72 % das 17 mil ocorrências registadas de Janeiro a Setembro deste ano – director nacional

16/11/2023 11:42 - Modificado em 16/11/2023 12:27

A Polícia Nacional (PN) esclareceu 72 % das 17.262 ocorrências registadas de Janeiro a Setembro deste ano e realizou mais de 200 mil operações, incluindo fiscalizações e intervenções, representando mais 35 % em comparação com o período homólogo.

Estes dados foram avançados hoje pelo director da Polícia Nacional, Emanuel Moreno, na cerimónia das comemorações do Dia da Polícia Nacional, que coincidiu com os 153 anos da criação do corpo da polícia de Cabo Verde, na Academia Jotamont em São Vicente.

Conforme a mesma fonte, a PN efectuou ainda 3.139 detenções mais 12 % em relação ao mesmo período do ano passado, realizou 40.765 apreensões a nível nacional e fiscalizou 99.438 condutores, representando uma média diária de 364 operações de fiscalizações rodoviárias em todo o território nacional.

Entre Janeiro e Setembro deste ano, a Polícia Nacional informou ainda que foram levantados 6.984 autos de contraordenações, 189 condutores foram detidos. Com autos remetidos ao Ministério Público por estarem a conduzir sob o excesso de álcool no sangue, e cerca de 400 armas de fogo, 620 munições e 2392 armas brancas foram apreendidas, por motivos diversos.

Neste sentido, o director da Polícia Nacional reiterou que continuará a mobilizar esforços que estiverem ao seu alcance para conter a criminalidade, particularmente a delinquência juvenil que se regista nos principais centros urbanos do país, cujas consequências incitam preocupações a todos os níveis.

“Reafirmamos o compromisso de tudo fazer no sentido de contribuir para a construção de um ambiente mais estável onde os direitos liberdades e garantias dos cidadãos estabelecidos na Constituição da República sejam respeitados. Almejamos continuar a investir nos sistemas inteligentes de apoio à decisão nos centros de controlo de comando com foco na prevenção, mas também na investigação”, reforçou.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, reconheceu o trabalho que a Polícia Nacional tem vindo a desenvolver no país, advogando que todos são chamados a uma vigilância permanente e contínua no combate à criminalidade e promoção da ordem pública.

“Queremos que assumam a presente celebração com o maior compromisso de profissionalismo e comportamento exemplar. Pedimos que continuam o excelente trabalho que vem sendo realizado com vista à melhoria permanente da qualidade dos serviços prestados e qualidade de vida da nossa população”, declarou o autarca.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.