Nos anos 90 Liniker disse que o futebol é um jogo onde jogam 11 contra 11 e a Alemanha ganha sempre . Ontem a Coreia do Sul acabou com essa máxima do futebol .
A selecção alemã, actual campeã em título, perdeu nesta quarta-feira frente à Coreia do Sul, em Kazan, por 0-2 e, por isso, está fora do Mundial da Rússia.
Pela primeira vez na sua história, a Alemanha cai na fase de grupos, numa fase final de um campeonato do mundo, ficando no último lugar do grupo L. Graças aos golos de Youn-Gwon e Son, já no período de descontos, a modesta selecção da Coreia eliminou a poderosa selecção germânica, algo inédito na história do futebol desse país.
A Alemanha somava até então 18 participações nos Mundiais, onde nunca tinha sido eliminada na primeira fase. O pesadelo tornou-se realidade, pois a Alemanha chegava quatro anos depois da conquista do título no Brasil, cercada de favoritismo, mas as aspirações caíram por terra frente à Coreia do Sul somando a vitória da Suécia sobre o México, com estas duas selecções a apurarem-se no primeiro e segundo lugar, respectivamente. Por sua vez, a Mannschaft vai para casa na última posição do grupo.
Em dados históricos analisados por este Online, a Alemanha é a selecção que mais vezes chegou às meias-finais da prova, 13 no total, além de ser o detentor do maior número de medalhas 12, com quatro de ouro, quatro pratas e quatro bronzes e esta é a pior prestação de sempre da selecção alemã em fase de finais. A selecção alemã só não participou no Mundial de 1930 e de 1950. No caso de 1930, a Alemanha não se inscreveu e, em 1950, foi impedida pela FIFA.
Com os resultados observados nesta quarta-feira, a Suécia, primeira classificada do grupo F, irá jogar os oitavos de final frente à Suíça, enquanto que o Brasil, vencedor do grupo E, tem duelo marcado com o México.