Presidente da CCS diz que aumento do preço do gelo carece de análise profunda

15/11/2023 18:20 - Modificado em 15/11/2023 18:20

O presidente da Câmara do Comércio de Sotavento, Marcos Rodrigues, disse hoje que o aumento do preço do gelo, devido à aplicação de 15 por cento (%) do Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA), merece uma análise profunda.

O presidente da Câmara de Comércio do Sotavento (CCS) fez esta consideração à imprensa, na Cidade da Praia, à margem da abertura da conferência sobre “O Ambiente de Negócios em Cabo Verde”, realizada em parceria com a Unidade de Competitividade e enquadrada nas jornadas técnicas da XXVI edição da Feira Internacional de Cabo Verde (FIC), que acontece de hoje a sábado, 18.

Marcos Rodrigues iniciou criticando a produção de políticas generalistas para sectores que se revelem ineficientes na sua capacidade de produção como é o caso do sector das pescas e agricultura.

Um aumento que preocupa o sector empresarial, segundo este responsável, realçando que a questão esteve na base de uma discussão realizada esta terça feira, 14, na Câmara do Comércio de Sotavento, na Praia.

“Não devemos ver as coisas de uma forma genérica e produzirmos políticas genéricas para sectores que são críticos e ineficientes no seu processo de produção de riquezas” criticou, chamando a atenção do Governo para as dificuldades da classe em beneficiar de uma política adequada ao sector.

Para Marcos Rodrigues, vale analisar de uma forma profunda e sistematizada as políticas e medidas ao introduzir um aumento do IVA.

O gelo para a conservação do pescado vai, a partir de 01 de Dezembro, ficar mais caro devido à aplicação do Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA) de 15 por cento (%) no preço actual.

O presidente da Associação dos Armadores do cais de Pesca da Praia, Samora Barros, explicou esta segunda-feira, 13, durante um encontro dos armadores de todas as ilhas do País que a medida sempre existiu, mas que, entretanto, não era aplicada.

Contudo, indicou que recentemente o Ministério das Finanças emitiu uma circular obrigando a cobrança do IVA no gelo, o que vai acabar por encarecer o produto.

No cais de pesca da Praia, sob a responsabilidade da empresa Cabo Verde Ocean, um quilograma de gelo, actualmente, é vendido por 18 escudos, e com aplicação do IVA o valor a ser pago vai passar para 21 escudos.

Actualmente o preço do gelo varia de região para região ou de ilha para ilha. Por exemplo, na Praia é vendido por 18 escudos, em Santa Cruz por 16 escudos, em São Vicente por 20 escudos, existindo ainda diferentes preços para as outras regiões ou ilhas.

Inforpress

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.