Feira Azul para dar visibilidade às oportunidades de emprego e formação criadas pelo ecossistema da economia azul

15/11/2023 18:16 - Modificado em 15/11/2023 18:16

A Gare Marítima do Mindelo recebe por estes dias, a segunda edição da Feira Azul dedicada às profissões ligadas ao Mar. O evento que faz parte da Cabo Verde Ocean Week foi criado para dar visibilidade às profissões, mas também à formação, ao processo de incubação e ainda envolver todo o ecossistema economia azul.

Para o Ministro do Mar na abertura da feira, diz que a finalidade da feira mantém-se a mesma, que passa por dar visibilidade às oportunidades de emprego e formação criadas pelo ecossistema da economia azul. “Trazer a UTA, o IMAR a EMAR na liderança e envolver todos os sectores. 

Abraão Vicente acredita que será “extraordinário” o dia em que as empresas se manifestarem presentes na feira como o sinal que estão a aproveitar as oportunidades. E destaca a presença das Instituições que marcaram presença no ano passado e voltaram este ano, de uma forma ainda mais envolvidas, comprometidas no entender do governante, compreenderam que se está a fazer algo que  irá beneficiar o empoderamento das próprias instituições. 

“A Guarda Costeira precisa ser empoderada como uma das instituições mais importantes a nível nacional. Temos mar, temos ilhas, temos as nossas populações em todas as ilhas e é através da Guarda Costeira, da Polícia Marítima e das estruturas do Ministério do Mar, que as instituições de ensino poderão implementar outro tipo de formação. 

Neste sentido, prosseguiu Abraão Vicente, a Feira Azul mostra-se necessária para criar profissões, empregos e trabalho, e dar visibilidade às profissões, à formação e à incubação de empresas.

Abraão Vicente afirma que as profissões ligadas ao mar devem ser consideradas como prioritárias desde do ensino básico até ao ensino superior. “Continuamos a fugir do mar ainda, e creio que o Ministério do Mar e as instituições têm esse desiderato de fazer o caboverdiano olhar para o mar. Assim como o olhar de poesia, mas principalmente com o olhar de uma grande oportunidade”.

Crê que o futuro de Cabo Verde é sem dúvida, ao aproveitar todas as oportunidades que o território do mar oferece, e continuar a empoderar as peixeiras, pescadores, aprofundar as técnicas de pesca. 

O governante reiterou ser nesta senda que a sexta edição da Cabo Verde Ocean Week foi desenhada, para transição entre “as grandes teorias e investigações, que são necessárias, e a realidade, para formar a nova geração” e neste sentido foram assinados dois protocolos de cooperação.

Por seu lado, a presidente da EMar, Liliane Pimenta, explicou que a feira, nesta edição com uma amostra de 12 instituições e empresas, tem por objectivo criar entusiasmo para o mar e para todo o ecossistema marítimo.

Durante o acto de abertura foram ainda assinados dois protocolos de cooperação, entre a Emar e a Cabnave, e entre a Cabnave e a Universidade Técnica do Atlântico (UTA), para desenvolvimento de formações, que são “extremamente importantes” para este sector marítimo em expansão. 

EC

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.