“Histórico acordo” suspende greve dos trabalhadores do sistema de saúde de Cabo Verde

15/11/2023 18:01 - Modificado em 15/11/2023 18:01

A greve dos profissionais de saúde, inicialmente agendada para começar hoje, foi suspensa mediante um acordo assinado pelo governo e os sete sindicatos representativos. A notícia surge após dois dias de intensas negociações, onde o tom claro e a busca por soluções foram destacados pelo secretário do sindicato da administração pública, enfatizando a clareza do ambiente durante as discussões.

Uma comissão paritária composta por três representantes sindicais e quatro do Ministério da Saúde, Administração Pública e Finanças foi estabelecida, com a responsabilidade de criar um cronograma até 30 de novembro. Este cronograma será fundamental para registrar os prazos acordados durante as negociações.

Luis Lima, representante sindical, expressou otimismo em relação aos progressos alcançados, destacando a definição de datas para a realização das melhorias prometidas. 

Este responsável enfatizou que o levantamento do aviso de greve foi motivado pela garantia de atos concretos que irão satisfazer os trabalhadores, com o compromisso do governo em resolver as questões de forma holística e duradoura.

Entre os principais pontos acordados estão a criação de mais carreiras para o pessoal técnico e de apoio hospitalar, além da integração, até 30 de dezembro deste ano, dos médicos com curso de especialidade. 

Lima destacou a resolução imediata de questões legais, como o enquadramento retroativo de médicos especializados, ressaltando a importância dessas conquistas.

A Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, considerou o acordo como um “marco” na história da saúde pública em Cabo Verde, celebrando a união, lealdade e compromisso em prol do bem comum. 

A governante expressou gratidão pela “força e resiliência” demonstradas por todas as partes envolvidas, reconhecendo o papel vital dos representantes sindicais, do governo e da população na consecução desse momento.

Filomena Gonçalves foi além, considerando o acordo como um testemunho do compromisso partilhado, expressando profundo agradecimento e orgulho pelos avanços conjuntos. 

O pacto, assinado na tarde de ontem, abrange a revisão das carreiras médica e de enfermagem, bem como a criação de carreiras para o pessoal técnico, inspetores e pessoal de apoio operacional das estruturas de saúde.

C/RCV

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.