O músico Vasco Martins lançou, esta terça-feira, nas plataformas digitais, “Partum Spiralis”, o seu mais recente álbum de originais.
O primeiro tema do disco denominado “Initium”, foi escrito na noite do dia 12 de Maio de 2017, quando ocorreu um tremor de terra em São Vicente ao qual teve a “oportunidade de presenciar”.
“Eu senti os abalos e até saí à rua e senti toda a energia que foi gerada, porque moro perto do sismógrafo aqui em São Vicente. Assim registei-o e vi que era igual à vibração da nota Si que faz o Initium e é repetido nos temas ‘Medium inter’ e ‘Initium novum’, mas em versões diferentes”, explicou Vasco Martins em comunicado.
“Initium” faz parte do disco “Partum Spiralis” (criando espirais) e que contém 13 faixas, todas com títulos em latim. Isso, conforme explica “por ser a língua mãe de muitas línguas e etimologicamente próxima do crioulo e do português (de onde derivaram), por ter significado intrínseco, profundo e elegante”.
Este é um trabalho que o artista classifica de filosófico e que teve como inspiração tudo o que rodeia um ser humano sensível. E neste caso, as ilhas de Cabo Verde, “o lado ambiental – soundscapes: árvores, desertos, mar, vento, azul, nuvens, pássaros e outras entidades.
Esta é a sua 25ª obra discográfica e todos os “sons” foram “desenhados” pelo próprio Vasco Martins, desde o design da capa, desenho das músicas, gravação, no estúdio do artista em Ribeira de Calhau e até o marketing de divulgação na Internet.