Jovem mindelense luta contra a insuficiência renal crónica: Um apelo por ajuda para uma vida normal

13/11/2023 16:12 - Modificado em 13/11/2023 16:12

Residente em Ribeira de Craquinha, ilha de São Vicente, Christianni Silva, de 23 anos, enfrenta diariamente os desafios impostos pela insuficiência renal crónica, diagnosticada em outubro de 2019. A doença alterou radicalmente sua rotina, levando-a às sessões de hemodiálise três vezes por semana e a múltiplos internamentos. Hoje, ela faz um apelo a todos para conseguir realizar um transplante de rim e recuperar a normalidade em sua vida.

No dia 18 de outubro de 2019, Christianni deu entrada na emergência do Hospital Batista de Sousa, no Mindelo, devido a fortes dores e inflamação corporal. Após análises, o diagnóstico de insuficiência renal crónica foi confirmado.

Desde então, a jovem tem enfrentado uma batalha árdua, marcada por idas frequentes ao hospital em busca de alívio para os sintomas da doença.

“A partir do momento que comecei a fase de hemodiálise, minha vida mudou completamente. Fiquei em choque e assustada por estar rodeada de máquinas”, desabafa.

Diz ainda que a ansiedade era constante e chorava de angústia por saber que tinha que fazer hemodiálise pelo resto da  vida. “A não ser que eu consiga um transplante de rim, mas infelizmente isso ainda não é possível em Cabo Verde, visto que a lei de transplante não é aprovada”, sublinhou Christianni Silva.

A rotina da jovem, agora inclui visitas ao hospital nas segundas, quartas e sextas-feiras, dedicando quatro horas a cada sessão de hemodiálise.

Durante os quatro anos de luta contra a doença, Christianni enfrentou complicações de saúde, incluindo infecções dos cateteres, líquido nos pulmões e coágulos sanguíneos, resultando em cinco internamentos.

Após superar o uso de cateter, a jovem passou por uma cirurgia para a colocação de uma fístula. O tratamento começou em 2019, forçando-a a interromper os estudos no 12º ano. Apesar das complicações, Christianni concluiu o ensino secundário no ano passado e realizou uma formação em gestão administrativa.

Com o sonho de viver uma vida normal, sem dores e sem depender de tratamentos, Christianni faz um apelo emocionado à comunidade.

“Estou aqui a pedir a vossa ajuda, vosso apoio da forma que conseguirem, pois, toda ajuda é bem-vinda. Fazer hemodiálise não é a solução do problema. Só ajuda a ultrapassar um dia de cada vez, mas acompanhada de dores, mal disposições, a preocupação de não poder estudar e trabalhar”, expressou. 

Para alcançar o sonhado transplante de rim, a jovem avançou ao Notícias do Norte que precisa de apoio financeiro. O valor estimado para cobrir as despesas relacionadas à viagem e ao procedimento é de 4 mil contos, além de outros custos relacionados ao tratamento.

O apelo de Christianni é um pedido de solidariedade da comunidade cabo-verdiana, na esperança de garantir uma chance para uma vida mais saudável e livre das limitações impostas pela insuficiência renal crónica.

A jovem disse estar determinada a superar as adversidades, mas precisa da ajuda de todos para alcançar esse objetivo.

AC – Estagiária

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.