Equipa de São Vicente vence prova “Triocean” que marca arranque da Cabo Verde Ocean Week

12/11/2023 20:55 - Modificado em 12/11/2023 20:55

A equipa de atletas de São Vicente, da qual pertence o velocista Artur Silva, venceu hoje a competição “Triocean”, prova que aliou natação, ciclismo e atletismo, e marcou o arranque da sexta edição da Cabo Verde Ocean Week.

Nesta primeira edição da “Triocean”, as equipas teriam de fazer uma competição de natação, num percurso de quilómetro na praia da Laginha, seguindo-se 14 quilómetros em ciclismo, no trajecto Laginha-São Pedro-Laginha e, por último, o percurso de sete quilómetros em atletismo, com partida da Laginha até à cidade do Mindelo e regresso à praia da Laginha.

Quem levou a melhor foi a equipa de Artur Silva que conseguiu completar a prova no tempo de 01:18:15 (uma hora, 18 minutos e 15 segundos) e recebeu um prémio no valor de 90 mil escudos.

Para o atleta foi uma grande vitória porque já tinham constituído a equipa há muito tempo e estavam a treinar com foco em fazer uma boa prova.

“Independentemente do lugar em que iríamos ficar, estaríamos contentes. Foi um trabalho de equipa e estávamos confiantes de que íamos fazer uma boa prova e calhou-nos o primeiro e ficamos contentes”, afirmou sublinhando que, apesar do colega ter saído da prova de natação em 8º lugar, o atleta de ciclismo recuperou o tempo e conseguiu uma vantagem que os ajudaram no final da competição.

“O Bruno saiu no 8º lugar na prova de natação, o ciclismo Nélio gastou o poder do seu esforço, recuperou e veio em primeiro e eu corri mais, para manter o meu ritmo e conseguimos”, analisou.

No segundo lugar da competição ficou a equipa do Sal com o tempo de 01:19:23 e foi premiada com 75 mil escudos. Segundo o representante, Eliézer Soares, os atletas ficaram “bastante satisfeitos” com o segundo lugar.

“Ficaríamos mais satisfeitos com o primeiro, mas, por ser a primeira vez que a nossa equipa está a participar numa competição deste tipo, foi excelente. O meu nadador saiu da água com um pouco de atraso, mas num tempo que me garantiu uma capacidade de fazer boa recuperação e entregar o meu atleta bom tempo junto com o primeiro classificado”, explicou Eliézer, para quem só não conseguiram alcançar o primeiro lugar devido a um desconforto muscular de um dos atletas da sua equipa.

Quem fechou o pódio foi a equipa mista constituída por atletas de São Vicente e de Santo Antão. Com o tempo de 01:19: 51 segundos a equipa recebeu um prémio no valor de 60 mil escudos.

Conforme o representante, Ivan Fortes, o objetivo era “divertir, fazer o melhor possível e tentar conseguir os melhores resultados”.

Segundo o responsável da Triocean, Anísio Évora, a organização ficou satisfeita com a abrangência da competição porque conseguiram ter a participação de 18 atletas de todas ilhas, à excepção do Fogo porque os atletas dessa ilha iriam participar numa competição local.

Depois do Triocean, acrescentou, as actividades que marcam o início da sexta edição da Cabo Verde Ocean Week prosseguem no polivalente da zona piscatória de Salamansa com uma feira gastronómica de produtos do mar do Mar.

Inforpress

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.