UCID insta o Governo a reforçar medidas inclusivas para melhorar vida dos cabo-verdianos

10/11/2023 18:53 - Modificado em 10/11/2023 18:53

A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) reiterou, hoje a urgência de implementar medidas inclusivas que beneficiem todos os cidadãos do arquipélago. Durante o debate parlamentar com o ministro da Família e Inclusão Social, Fernando Elísio Freire, a deputada Dora Oriana Pires enfatizou a importância crucial das famílias na sociedade cabo-verdiana e no desenvolvimento do país.

A deputada pelo circulo eleitoral de São Vicente, argumentou que a família é uma “instituição fundamental” para o desenvolvimento humano e para a construção de uma “sociedade justa e equilibrada”, sendo a principal transmissora de valores, normas e tradições culturais de geração em geração.

Dora Pires destacou, que especialmente, neste momento desafiador, é crucial reconhecer e valorizar a importância da instituição familiar para promover o bem-estar e o desenvolvimento humano.

Ao abordar as iniciativas do governo para erradicar a pobreza, promover a saúde e o bem-estar, e garantir uma educação de qualidade, a deputada expressou sua preocupação com o fato de muitas famílias cabo-verdianas ainda enfrentarem dificuldades, incluindo a falta de acesso a alimentação e emprego.

Pires questionou se o governo concluiu a atualização do Cadastro Social Único, visando corrigir as falhas identificadas e priorizando as necessidades imediatas das famílias, como acesso a alimentação, habitação e saúde.

Além disso, a deputada salientou que a qualidade da saúde, o acesso a medicamentos e a pensão social ainda não são uma realidade para muitos cabo-verdianos, ressaltando a necessidade de medidas mais assertivas na promoção e garantia de uma educação inclusiva e de qualidade.

“Nós gostaríamos de saber se o governo já concluiu a fase da atualização do cadastro social para corrigir os erros que nele estão sendo apontados”, exortou a democrata-cristã.

A UCID apela ao governo para que “não deixe ninguém para trás”, instando a implementação urgente de medidas que assegurem o bem-estar e o desenvolvimento de todos os cabo-verdianos.

A deputada encerrou sua intervenção reforçando a importância de ações concretas e eficazes para abordar as necessidades prementes da população e construir uma sociedade “mais justa e equitativa” em Cabo Verde.

AC – Estagiária

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.