Barack Obama foi reeleito presidente dos EUA. Às 3.15 minutos de Cabo Verde Obama colocou no Twiter um post onde assumia a vitória . Escreveu “”This happened because of you. Thank you.” “Isso aconteceu por causa de você. Obrigada. Mas , as 4horas de Cabo Verde, Obama perdia no voto popular . O candidato republicano era o mais votado , mas o sistema eleitoral americano determina que o vencedor è quem atinge mais votos no Colégio Eleitoral . Este cenário tinha acontecido em 2000 quando Al Gore, candidato democrata , obteve mais votos, mas o presidente eleito foi o republicano George Bush que obteve mais votos no colégio eleitor .
Como funciona o sistema eleitoral norte americano
O sistema eleitoral americano é bem diferente do Brasil. E foi criado em 1787. A eleição é nacional, mas ela é decidida separadamente, estado por estado. Juntos, os 50 estados e o Distrito Federal formam um colégio eleitoral. Cada um deles tem um determinado número de votos.
A eleição funciona assim: o eleitor escolhe Obama ou Romney. O mais votado na Califórnia, por exemplo, leva todos os votos que o estado tem no colégio eleitoral. E para chegar à presidência são necessários 270 votos.
Em alguns estados Barack Obama tem a preferência dos eleitores. Em outros, vitórias prováveis do democrata. Somando tudo, Obama já teria 243 votos.
Em outros estados, Mitt Romney tem a preferência do eleitorado. E alguns aparecem estados inclinados para o republicano. No total, Romney teria 206 votos.
Nos estados indecisos há 89 votos em jogo, justamente os que vão decidir a eleição. São os estados-chave. Os mais importantes são Flórida, Virgínia e Ohio.