Lançado em Cabo Verde programa “FIFA Futebol nas Escolas” para impulsionar prática do futebol

5/11/2023 20:52 - Modificado em 5/11/2023 20:55

O programa “FIFA Futebol nas Escolas” foi lançado hoje em Cabo Verde no valor de 50 mil dólares e vai permitir impulsionar a prática de futebol nas escolas de todo o País, segundo o coordenador do projecto.

“FIFA Futebol nas Escolas” é uma iniciativa da Federação Internacional de Futebol (FIFA), elaborado em 2019, e que já beneficiou 102 países, sendo objectivo abranger todos os 211 países do mundo.

Em Cabo Verde está a ser executado pela Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) e o pelo Ministério a Educação.

Juntamente com o lançamento do programa, que ocorreu na manhã de hoje, na Cidade da Praia, foi inaugurada a formação de três dias para reforçar as competências e capacidades do projeto FIFA “Football for School” (Futebol nas Escolas, em português).

A formação, conforme avançou à imprensa o coordenador do projecto “FIFA Futebol nas Escolas” em Cabo Verde, José Luiz Gomes, é destinada a um total de 30 coordenadores de todas as ilhas, com exceção da ilha do Sal, que não conseguiu enviar um representante.

“Para nós é muito importante, porque trata-se da prática do futebol nas escolas, isto quer dizer que vamos ter vários torneios, várias competições e vamos ter uma equipa vencedora que posteriormente irá participar a nível da nossa zona africana”, concretizou aquele responsável.

A FIFA, sublinhou José Luiz Gomes, colocou à disposição da FCF um montante de 50 mil dólares, mais equipamentos, como bolas e coletes.

No âmbito deste programa, numa primeira fase foram distribuídas a cada uma das 65 escolas inscritas duas bolas para cada categoria, feminina e masculina, ressaltou o coordenador, indicando que na próxima fase as seleções das ilhas vão ter direito a mais dez bolas, cada.

Ainda com o montante, explicou José Luiz Gomes, foram produzidos outros materiais como balizas, aquisição de todo material de suporte para a prática da modalidade.

“No ano passado tivemos uma experiência-piloto, arrancamos com São Vicente por ter cinco liceus, e facilitaria a nossa programação, e a Escola Secundária José Augusto Pinto foi a campeã de Cabo Verde e ficou no terceiro lugar a nível da nossa sub-região”, contou, tendo sido disponibilizado pela FIFA um montante de 50 mil dólares para concretizar o projecto de requalificação de uma placa desportiva naquela escola.

Segundo o coordenador, a acção de formação culminará na terça-feira, 07, com um “grande festival” de futebol no Centro do Estágio da Federação Cabo-verdiana de Futebol, com participação de 100 crianças.

Por seu lado, o manager do Desenvolvimento do Futebol Bioregional de Dakar para FIFA, Nataniel Nascimento Brito, adiantou que o programa “FIFA Futebol nas Escolas” é um projecto de participação massiva que vai permitir com que crianças de 04 a 14 anos praticam o futebol.

“O projecto tem sido trabalhado junto da FCF e do ministério da educação, temos um comité de pilotagem, temos também um seguimento da parte da FIFA. Sabemos que foram transferidos 50 mil dólares para a FCF e também 500 bolas de futebol que vão ser distribuídas nas escolas para permitir que este programa vá para frente”, sustentou.

O objetivo final, segundo Nataniel Nascimento Brito, é integrar o projeto no currículo do ensino cabo-verdiano, uma vez que se trata de um projeto de longa duração.

Inforpress/Fim

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.