OE 2024 reflecte a visão e continuidade dos projectos dos sectores do Turismo e Transportes – ministro

5/11/2023 20:43 - Modificado em 5/11/2023 20:43

O ministro Carlos Santos manifestou-se satisfeito com o valor de 1.600.000 contos previsto no Orçamento do Estado para 2024 (OE 2024) para os sectores do Turismo e Transportes, salientando que o mesmo reflecte a visão e continuidade dos projectos.

O governante fez estas declarações em entrevista à Inforpress no âmbito da proposta do Orçamento do Estado para o ano económico de 2024 para conhecer as linhas gerais desse documento e os projectos programados para serem executados no próximo ano no Ministério do Turismo e dos Transportes.

Carlos Santos destacou os ganhos alcançados nos últimos anos visando a promoção do sector do turismo cada vez mais inclusivo, investimentos feitos a nível de infraestruturas a nível nacional, medidas sanitárias, tendo em conta o contexto da covid-19, que salientou, serviram para preparar o país para melhor acolher os turistas.

“Em 2022, o país acolheu cerca de 835 mil turistas, aproximadamente 20 mil acima daquilo que foi o valor registrado em 2019. Isto é o resultado do trabalho que o Governo fez para que nós passássemos uma mensagem de credibilidade e de confiança junto dos operadores dos países que emitem turistas para Cabo Verde”, declarou.

Essas medidas, conforme Carlos Santos, estão explanadas naquilo que é a visão do executivo a nível do turismo, que é de alargar o âmbito territorial do turismo em Cabo Verde, levar o turismo a todas as ilhas, cidades e vilas, de uma forma sustentável, inclusiva, não só do ponto de vista social, como do ponto de vista económico.

Para os próximos anos, adiantou, o Governo, tendo em conta a pretensão em continuar a promover o turismo, criou um programa ambicioso e em execução cuja verba prevista no Orçamento do Estado para 2024, está orçada em cerca de 200 milhões de euros (22 milhões de contos).

“É um programa abrangente porque tem um conjunto de iniciativas, actividades e projectos que abarcam todos os sectores da economia cabo-verdiana, desde a infraestruturação do país, do ponto de vista turístico, mas quando nós estamos a falar de infraestruturar um país ou um destino, estamos a falar também da criação de condições, não só para aqueles que visitam, como para os cabo-verdianos”, asseverou.

O ministro defendeu, no entanto, a necessidade de um maior envolvimento do sector privado e das organizações não-governamentais (ONG) visando contribuir numa maior dinâmica a nível da promoção do turismo em Cabo Verde.

“O orçamento para 2024 satisfaz-nos, obviamente que nós gostaríamos de ter mais verbas para fazer investimento, nós estamos a falar de 1.600.000 contos, cerca de 48% acima daquilo que foi o orçamento de 2023″, disse.

De acordo com o ministro, o Governo em 2024, prevê acelerar e dar continuidade a vários projectos com destaque para o projecto de valorização das aldeias turísticas, que consiste na estruturação de 18 aldeias turísticas nas principais ilhas que têm maiores apetências para o turismo de natureza.

Apontou ainda que o executivo pretende investir em 2024 aproximadamente 100 mil contos neste domínio, que prevê fazer um restauro profundo daquilo que são as trilhas turísticas nas principais ilhas, adiantando que será executado o projecto de sustentabilidade no turismo, nas ilhas do Sal e da Boa Vista.

“Mas também temos em pauta a dinamização do ‘remote working’, que é um novo nicho que nós estamos a pretender, para além de outros nichos como o turismo náutico e o turismo de natureza e de reuniões míticas. Portanto, o orçamento acaba por dar continuidade na materialização destes muitos projectos que já estão inseridos no Programa Operacional do Turismo”, disse.

O ministro apontou, por outro lado, a conectividade internacional, a conectividade entre os diferentes sectores de actividade e a promoção do Programa Operacional do Turismo como desafios a serem ultrapassados visando dinamizar o sector do turismo em Cabo Verde.

O OE 2024, com o valor de cerca de 86 milhões de contos, tem como principais pilares a busca pela estabilidade económica, a promoção de reformas e investimentos para criar empregos e o compromisso com a protecção dos mais vulneráveis, visando o desenvolvimento sustentável e a coesão social no país.

Inforpress

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.