Pode parecer estranho mas a verdade é que o Prius, pioneiro da tecnologia híbrida, tem já um caminho de 15 anos na indústria automóvel. E a solução (motor de combustão auxiliado por motor eléctrico) que a Toyota veio desenvolvendo ao longo desta década e meia provou ser capaz de seduzir os consumidores. De tal modo que o construtor japonês já conseguiu aplicá-la a modelos como o Auris ou o Yaris, resultando agora em projecção de um milhão (!) de híbridos comercializados só neste ano de 2012.
O passo seguinte neste processo evolutivo (e que passa, entre outras dificuldades, por reduzir peso e tamanho às baterias, ao mesmo tempo que é aumentada a energia armazenada) foi aumentar a autonomia do Prius enquanto circula no modo eléctrico. E o novo Plug-in pode fazê-lo ao longo de 25 km, respeitando velocidade até aos 85 km/h – acima deste valor, entra em acção o sistema híbrido.
Esta versão, que fica colocada como topo de gama do Prius, manteve a tecnologia já conhecida (full hybrid powertrain), acrescentando-lhe a capacidade para carregar a nova bateria de iões de lítio através de ligação convencional à rede eléctrica – pouco mais de hora e meia para carga completa.
O resultado permite escolher entre modo eléctrico e o modo híbrido, numa lógica de utilização em que os tais 25 km de autonomia estão orientados para o trânsito citadino.
O novo Prius Plug-in distingue-se do “irmão”, com quem vai coabitar no mercado, pela frente redesenhada, mas mantém a identidade. Automóvel familiar, com 5 lugares e bagageira com 443 litros de capacidade, o mais recente elemento da família de híbridos da Toyota é colocado no mercado por 38.000 euros. Longe dos valores dos competidores Volt/Ampera, mas ainda assim com preço, diríamos, exigente. A tecnologia e o espírito ecológico têm custos…
TÉCNICA [Resumo]
Motor — 4 cilindros/16 válvulas/gasolina
Cilindrada (cc) — 1798
Potência (cv/rpm) — 99/5200
Binário(Nm/rpm) — 142/4000
Motor Eléctrico — Síncrono de magneto permanente
Potência motor eléctrico (cv) — 81
Potência combinada (cv) — 136
Velocidade máxima (km/h) — 180
Aceleração 0-100 km/h (seg) — 11,4
Consumo misto (l/100 km) — 2,1
Emissões CO2 (g/km) — 49
Capacidade do depósito (l) — 45
Capacidade da bagageira (l) — 443
Comp/Larg/Alt (m) — 4,480/1,745/1,490
Preço (€) — 38.000
record.pt