Na sequência da visita oficial à Angola, a decorrer de 03 a 08 de fevereiro, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares foi recebido em audiência pelo Presidente da República de Angola, João Lourenço, ontem dia 6 de fevereiro no Palácio Presidencial.
Para além de manifestar o desejo do Governo de Cabo Verde em aprofundar as relações de excelência existentes entre os dois países, com fundamentos sólidos de amizade e confianca mutua, Luís Filipe Tavares, também foi portador da mensagem do Presidente da República, Jorge Carlos Almeida Fonseca – que convida seu homologo a efetuar uma visita oficial ao nosso país. O convite foi aceite e a data será acertada por via diplomática.
No encontro, em que foi também abordada a Presidência cabo-verdiana da CPLP, o governante angolano confirmou a sua presença na Cimeira a realizar-se em Julho próximo, em Cabo Verde.
O Chefe da Diplomacia cabo-verdiana, Luís Felipe Tavares, teve, também ontem, uma reunião de trabalho com seu homologo angolano, Manuel Domingos Augusto. A questão de vistos esteve na agenda e a parte angolana assumiu implementar, o Acordo de isenção de vistos assinado com Cabo Verde, em 1997. Neste sentido, fica a promessa por parte de Angola, a curto prazo, isentar os vistos aos cidadãos cabo-verdianos.
Durante a reunião de trabalho foram identificados diversos sectores para o reforço da cooperação, nomeadamente: a educação; o desporto; o poder local e descentralização; o desenvolvimento empresarial; a cultura; o turismo; a agricultura e ambiente; e os transportes marítimos.
Prevê-se ainda, o agendamento pelos canais diplomáticos da visita do Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva àquele país irmão, ainda no primeiro semestre deste ano.