Incêndio na Serra da Malagueta destruiu quase 850 hectares de terreno rural e florestal – Investigador

10/04/2023 18:45 - Modificado em 10/04/2023 18:45

Um levantamento feito por um investigador da Universidade do Algarve revelou que o incêndio na Serra da Malagueta, em Cabo Verde, destruiu quase 850 hectares de terreno rural e florestal. As perdas irreparáveis se estenderam pelos concelhos de Santa Catarina e Tarrafal.

De acordo com Nuno de Santos Loureiro, Diretor do Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica da Universidade do Algarve, o incêndio na Serra da Malagueta, em Cabo Verde, provocou “perdas irreparáveis” em espaço rural e florestal, conforme avança a RCV.

Anteriormente, as autoridades cabo-verdianas estimaram que o incêndio teria destruído uma área de 200 hectares, mas com um levantamento feito com recurso a imagens de satélite do Programa Europeu Copernicus, foi possível medir a extensão da área afetada pelo incêndio equivalente a 8,468 km quadrados, sendo que 63,4% desse total pertence ao concelho de Santa Catarina.

O incêndio terá destruído 846,8 hectares, área que corresponde a 0,85% da totalidade da ilha de Santiago. Essa informação foi obtida através de um sistema de informação geográfica, também conhecido como SIG. O incêndio na Serra da Malagueta teve início em março deste ano e já foi completamente extinto.

Além disso, o acidente que aconteceu na tarde de domingo, 2, na estrada de Guindon, envolvendo um camião das Forças Armadas que transportava reforços para ajudar no combate ao incêndio na Serra Malagueta, causou a morte de oito militares.

Um técnico do Ministério da Agricultura e Ambiente também perdeu a vida durante o combate ao incêndio florestal. O país esteve de luto e as autoridades continuaram a trabalhar para conter as chamas e minimizar os prejuízos causados pelo incêndio.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.