MCIC anuncia 80 projetos contemplados pelo Edital Fomento à Criação Artística Nacional para 2023

10/04/2023 18:39 - Modificado em 10/04/2023 18:39

O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) anunciou nesta segunda-feira, 10 que foram selecionados 80 projetos de artistas e criadores nacionais, de um total de 163 submetidos, para receberem financiamento do Edital Fomento à Criação Artística Nacional para o Ano Económico 2023.

Em nota, o MCIC refere que o edital, que foi lançado em 14 de fevereiro e encerrado em 14 de março, teve como objetivo financiar criações artísticas e culturais vindas da sociedade civil e criadores em Cabo Verde, todos relacionados à cultura e às indústrias criativas.

Os projetos selecionados serão executados em Cabo Verde e farão parte de uma agenda cultural nacional, gerida pela Direção Geral das Artes e das Indústrias Criativas (DGAIC).

A ilha com maior entrada de projetos foi Santiago, com um total de 79, seguida da ilha de São Vicente, com 29 projetos, Santo Antão com 25 e da ilha do Maio com 14. Da ilha da Boa Vista deram entrada 7 projetos, do Sal 5,  São Nicolau 4, enquanto da Ilha Brava e ilha do Fogo não se registaram nenhuma candidatura.

Do total de projetos submetidos, 70% pertenciam à área das Artes do Palco (Dança, Teatro, Música, Ilusionismo e Stand Up Comedy), 28% às Artes Visuais (Artes plásticas e fotografia) e 2% à Literatura.

O incentivo financeiro para projetos da sociedade civil e criadores está inserido no Programa do Governo para a X Legislatura, que coloca a cultura no centro de políticas ativas de criação de emprego e novas oportunidades para os jovens e criadores cabo-verdianos.

Os 163 projetos submetidos representam um total de mais de 35.534.161,00 (trinta e cinco milhões, quinhentos e trinta e quatro mil, cento e sessenta escudos cabo-verdianos).

Com a seleção dos 80 projetos, o ministério espera “fomentar” a criação artística e cultural do país, bem como “contribuir para o desenvolvimento social e econômico de Cabo Verde”.

AC

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.