Os familiares dos três velejadores brasileiros detidos na “Operação Zorro” decidiram dar uma entrevista colectiva para “apresentar aos órgãos de comunicação social evidências de que os cidadãos acusados desconheciam o conteúdo da carga transportada no veleiro britânico .” Esta posição do velejadores e familiares foi revelada em primeira mão por este online e logo a seguir a decisão que Tribunal da Relação do Barlavento que mandou deter dois dos arguidos que aguardavam o julgamento em liberdade. Desde essa altura os familiares resolveram tornar o caso público e desde essa data têm- se desdobrado em acções para demostrar que os familiares “foram vítimas de uma quadrilha internacional “. A imprensa internacional, em particular brasileira pegou no assunto com o programa de investigação jornalística da Rede Globo Fantástico a fazer uma reportagem sobre o assunto. Também fizeram circular um abaixo-assinado onde pedem “libertação dos velejadores brasileiros presos injustamente em Cabo Verde “.
Nada disso nada de Libertação, lei é para todos…se forem libertados todos os outros também vão ser libertados…Tinham drogas no barco, provas foram encontradas…Tem que pagar pelo crime de trafico internacional de Drogas…
Tráfico internacional de drogas, é para ser punida…
Todos tem de trabalhar Honestamente, trafico minha gente meu povo de Brasil, familiares não adianta provar a contrario do que a PJ já tem em mão….